Advogados "corajosos": Uma análise da produção de identidade(s) nos conflitos intraprofissionais numa comarca do interior. DOI 10.5935/2448-0517.20180008
Abstract
Este artigo analisa como as formas de reconhecimento de prerrogativas profissionais são mobilizadas pelos advogados a partir do conflito entre um grupo de advogados e uma juíza em uma pequena cidade no interior de Minas Gerais. A pesquisa de campo foi realizada através da análise dos documentos, observação participante e conversas informais com os advogados da cidade. O conflito produziu sentidos sobre as formas de identificação profissional, mas também pela articulação de estratégias de ação para mobilizar atenção para o conflito na defesa das prerrogativas profissionais. Isto produziu uma divisão entre os dois grupos, um aliado e outro reconhecido entre eles por sua "coragem" ao produzir demandas contra à juíza. Tais estratégias compreendem a utilização de recursos judiciais e administrativos, como denúncias formalizadas ao Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e ao Conselho Nacional de Justiça, mas também se articulou por meio de denúncias na mídia e a articulação com a política local. Ao acionarem diversas formas de controle burocráticos da organização judiciária, os sujeitos produziram distintos significados da sua identidade profissional, na e para além da dimensão do reconhecimento burocrático da demanda, englobando aspectos profissionais e políticos. Isto reforçou identidades e hierarquias profissionais entre as profissões do direito.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors of papers published in this journal declare to acklowledge and agree with the following rules:
1. The submitting of any colaboration implies on free and complete assignment of the copyrights to the journal, which is not obligated to return the originals of submitted colaborations.
2. Published papers represent the expression of the author’s point of view, not repressenting an oficial position of Juris Poiesis jornal, or Univesidade Estacio de Sas’s.