Contraterrorismo: expansão e função da rede na justiça criminal
Resumen
O presente texto apresenta breves considerações sobre a internacionalização da política criminal e suas consequências. A transformação da justiça criminal para combater as drogas, o crime organizado e o terrorismo resultou na instrumentalização do poder punitivo do Estado. Esta mudança impacta não só o ainda incipiente sistema criminal internacional, mas também a justiça criminal doméstica, provocando sua expansão, uma sensível alteração em seus paradigmas e um enfraquecimento das garantias processuais diante de uma crescente demanda de segurança. Pretende-se demonstrar com esta analise que na medida em que o sistema de segurança se fortalece há um decréscimo de garantias fundamentais do processo criminal, um alto preço a pagar para um resultado incipiente da política criminal como forma de controle dos problemas sociais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores de trabalhos publicados nesta revista declaram conhecer e concordar com as seguintes regras:
1. O envio de qualquer colaboração implica a cessão integral e gratuita dos direitos autorais à Revista, que não se obriga a devolver os originais das colaborações encaminhadas.
2. Os artigos publicados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Juris Poiesis ou da Universidade Estácio de Sá.