Contraterrorismo: expansão e função da rede na justiça criminal
Abstract
O presente texto apresenta breves considerações sobre a internacionalização da política criminal e suas consequências. A transformação da justiça criminal para combater as drogas, o crime organizado e o terrorismo resultou na instrumentalização do poder punitivo do Estado. Esta mudança impacta não só o ainda incipiente sistema criminal internacional, mas também a justiça criminal doméstica, provocando sua expansão, uma sensível alteração em seus paradigmas e um enfraquecimento das garantias processuais diante de uma crescente demanda de segurança. Pretende-se demonstrar com esta analise que na medida em que o sistema de segurança se fortalece há um decréscimo de garantias fundamentais do processo criminal, um alto preço a pagar para um resultado incipiente da política criminal como forma de controle dos problemas sociais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors of papers published in this journal declare to acklowledge and agree with the following rules:
1. The submitting of any colaboration implies on free and complete assignment of the copyrights to the journal, which is not obligated to return the originals of submitted colaborations.
2. Published papers represent the expression of the author’s point of view, not repressenting an oficial position of Juris Poiesis jornal, or Univesidade Estacio de Sas’s.