UM OLHAR AO CUIDADO EM SAÚDE PARA PESSOAS TRANS SOB AS PERSPECTIVAS DA ORDEM SOCIAL CONSTITUCIONAL E DA DESPATOLOGIZAÇÃO DAS IDENTIDADES TRANS
Abstract
O artigo versa sobre o cuidado em saúde para pessoas trans tensionando duas balizas principais: o discurso despatologizante da transexualidade e as disposições constitucionais sobre a ordem social no que tange ao direito à saúde. Tendo como principal pilar o princípio da dignidade da pessoa humana, o trabalho possui como objetivo geral problematizar a estrutura do Processo Transexualizador do SUS ante aos princípios previstos na Carta Magna e observar sua adequação a um projeto político de democratização das transições de gênero. Para isso, utiliza-se da análise bibliográfica e documental, valendo-se de uma abordagem qualitativa. Como problemáticas identificadas, estão a efetivação parcial da política pública como resultado de um certo número de problemas, como a concentração geográfica dos serviços em uma determinada região do país, ferindo o princípio da universalidade; a continuidade de tratamentos que privilegiam uma visão disfuncional das transidentidades, o que fere o princípio da equidade; e o caráter compulsório do diagnóstico no processo, que fere o princípio da integralidade. Concluiu-se que o Direito deve servir de ferramenta para efetivação desses direitos, em alinhamento com uma postura democrática acerca dos trânsitos de gênero que garanta a efetivação da dignidade da pessoa humana e dos demais direitos fundamentais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors of papers published in this journal declare to acklowledge and agree with the following rules:
1. The submitting of any colaboration implies on free and complete assignment of the copyrights to the journal, which is not obligated to return the originals of submitted colaborations.
2. Published papers represent the expression of the author’s point of view, not repressenting an oficial position of Juris Poiesis jornal, or Univesidade Estacio de Sas’s.