A Mobilidade Urbana como forma de efetivação da função social do transporte público e concretização dos Direitos Sociais. - DOI 10.5935/2448-0517.20190039
Abstract
Um planejamento urbano com foco em desenvolvimento equilibrado e sustentável, com uma política habitacional, econômica e comercial que assegure a população uma justa forma de usufruir dos serviços urbanos, com qualidade, agilidade e segurança, é uma das premissas da função social do estado na efetivação de direitos fundamentais. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar como a mobilidade urbana pode contribuir para esta efetivação de direitos, abordando especificamente o transporte público como direito social e, consequentemente sua importância na concreção de outros direitos fundamentais. Para tanto, o estudo buscou amparo no Estatuto da Cidade (Lei 10.257, de 2001), na lei nº 12.587/2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana e na Constituição Federal de 1988. A legislação é robusta e bem elaborada, restando ao poder público planejar e gerenciar a implementação das mudanças em mobilidade, promovendo integração social, educacional e econômica para garantir o acesso a todos os direitos sociais com qualidade e dignidade. A pesquisa orientou-se pelo método hipotético-dedutivo lastreada em livros, artigos, legislação, dados estatísticos e outros.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors of papers published in this journal declare to acklowledge and agree with the following rules:
1. The submitting of any colaboration implies on free and complete assignment of the copyrights to the journal, which is not obligated to return the originals of submitted colaborations.
2. Published papers represent the expression of the author’s point of view, not repressenting an oficial position of Juris Poiesis jornal, or Univesidade Estacio de Sas’s.