A razoável duração do processo penal: perspectivas a partir da circulação de modelos jurídicos - DOI: 10.5935/2448-0517.20190002
Abstract
O estudo ora proposto possui como escopo central analisar o direito fundamental a razoável duração do processo, em especial, na seara do Direito Penal e Processual Penal, bem como seu surgimento no ordenamento jurídico brasileiro. Assim, o problema de pesquisa parte das seguintes indagações: A ideia de razoável duração no processo penal brasileiro é consequência direta do emprego da circulação de modelos jurídicos? Quais são os desafios em efetivar esse Direito Fundamental no processo penal brasileiro? Posto isso, toma-se como método de abordagem o dedutivo, ao lado deste adiciona-se o método de procedimento monográfico, e por fim a técnica de pesquisa da documentação indireta. Tem-se como objetivo demonstrar a relação da circulação de modelos jurídicos com a adoção da ideia de um processo com duração razoável no Direito brasileiro, especialmente no âmbito processual penal. A hipótese de pesquisa é a de que o ordenamento jurídico brasileiro, fazendo uso da circulação de modelos jurídicos, adotou a ideia europeia de razoável duração do processo como direito fundamental, culminando com sua positivação na Constituição Federal de 1988.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors of papers published in this journal declare to acklowledge and agree with the following rules:
1. The submitting of any colaboration implies on free and complete assignment of the copyrights to the journal, which is not obligated to return the originals of submitted colaborations.
2. Published papers represent the expression of the author’s point of view, not repressenting an oficial position of Juris Poiesis jornal, or Univesidade Estacio de Sas’s.