O acesso à educação de adolescentes e jovens em conflito com a lei no âmbito do estado do Paraná DOI:10.5935/2448-0517.20180035

Authors

  • Fabrício Veiga Costa
  • Ivan Dias da Motta
  • Fernando Nabão Lopes Ferreira

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo classificar a educação como um direito da personalidade, sob o enfoque de quea educação permite o pleno desenvolvimento do indiví­duo. Busca-se, ainda, correlacionar a educação, o desenvolvimento e a personalidade, utilizando-se para tanto as teorias de Lev Semenovich Vygotsky. A educação básica é garantida no ordenamento jurí­dico pátrio por meio da elaboração de diversos sistemas e subsistemas, devendo ser assegurada a todos.Sob a égide do princí­pio da proteção Integral da criança e do adolescente, e as competências atribuí­das pelos artigos 3°, 4º e 5º da Lei 12.594/2012- SINASE, deve-se também garantir o direito à educação aos adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas.Considerando o crônico problema de efetivação de direitos no Brasil, somente após cinco anos da promulgação do SINASE, aregulamentação e a padronização do acesso à educação por meio da matrí­cula dos adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas foi efetivado no âmbito do Estado do Paraná. Por meio da pesquisa documental e bibliográfica, analisar-se-á a Instrução Normativa SUED/SEED n° 10/2017 que regulamenta o procedimento de matrí­cula de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, em semiliberdade e em regime de internação no âmbito do Estado do Paraná. Tal Instrução Normativa visa efetivar o acesso à educação, bem como convergir com os objetivos das medidas, que são a reeducação e a ressocialização dos jovens em conflito com a lei.

Published

2019-01-08

How to Cite

Costa, F. V., da Motta, I. D., & Ferreira, F. N. L. (2019). O acesso à educação de adolescentes e jovens em conflito com a lei no âmbito do estado do Paraná DOI:10.5935/2448-0517.20180035. Juris Poiesis - Qualis B1, 21(27), 168–201. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/jurispoiesis/article/view/6165

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Artigos