Medidas de segurança e a violação a direitos humanos: um estudo de caso na comarca de São José do Ouro/RS DOI: 10.5935/2448-0517.20180022
Abstract
A partir da ruptura paradigmática trazida pela Lei nº 10.216/01, bem como de uma leitura constitucional do direito e do processo penal, o presente estudo de caso buscou responder de que forma e em que nível os direitos humanos do inimputável Dejandir foram violados com a sua prisão/internação preventiva em hospital de custódia. A pesquisa objetiva demonstrar as mudanças paradigmáticas ocasionadas pela Lei da Reforma Psiquiátrica, bem como em que grau a sua não aplicação no caso concreto importou na flagrante violação dos direitos humanos e garantias constitucionais do acusado. A pesquisa foi desenvolvida através de uma abordagem indutiva, seguindo uma linha de raciocínio do particular ao geral. Utilizou-se ainda do método de procedimento monográfico, adotando-se a técnica de pesquisa de documentação indireta com ênfase bibliográfica. Conclui-se que, a despeito de tratar-se Dejandir de pessoa inimputável, a aplicação de medida de segurança de internação, revela para além de uma postura dogmática do Poder Judiciário, a sua intenção de punir, ainda que isso implique na violação de direitos humanos de um indivíduo que já se encontra em sofrimento psíquico. Repete-se assim, a prática da cultura da marginalização e exclusão social daqueles tidos como "anormais" em nome da proteção social.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors of papers published in this journal declare to acklowledge and agree with the following rules:
1. The submitting of any colaboration implies on free and complete assignment of the copyrights to the journal, which is not obligated to return the originals of submitted colaborations.
2. Published papers represent the expression of the author’s point of view, not repressenting an oficial position of Juris Poiesis jornal, or Univesidade Estacio de Sas’s.