O diálogo da mediação: uma garantia de acesso à ordem jurídica humanizada DOI:10.5935/2448-0517.20180018
Abstract
O crescente aumento do número de ações judiciais e o descompasso em relação à concretização do acesso à justiça, através de uma prestação jurisdicional célere, eficiente e digna instigou a problematização desta pesquisa que consiste em verificar se a forma tradicional de composição de conflitos, representada por uma decisão judicial imposta, garante ao cidadão o acesso a uma ordem jurídica humanizada. Partindo deste problema foram investigados os aspectos sociológicos da mediação e seu papel na construção de uma sociedade consciente do sentido de justiça, com o intuito de romper com o aspecto meramente simbólico do acesso à justiça. Constatou-se a importância do incentivo à justiça coexistencial como forma de materializar a função social do processo e garantir o acesso à ordem jurídica humanizada. Por fim, sustentou-se a importância da mediação no restabelecimento do diálogo e na garantia de um tratamento do conflito. Para o desenvolvimento desse estudo, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental, a partir do método dedutivo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors of papers published in this journal declare to acklowledge and agree with the following rules:
1. The submitting of any colaboration implies on free and complete assignment of the copyrights to the journal, which is not obligated to return the originals of submitted colaborations.
2. Published papers represent the expression of the author’s point of view, not repressenting an oficial position of Juris Poiesis jornal, or Univesidade Estacio de Sas’s.