Mercosul, política aduaneira e sistemas de cooperação: as políticas adotadas para o desenvolvimento da ciência no bloco de integração DOI: 10.5935/2448-0517.20180017
Abstract
O presente artigo faz uma análise sobre a política aduaneira atualmente em vigor no Mercado Comum do Sul - MERCOSUL e seus objetivos para com o fortalecimento do poder econômico do bloco. Dentro dessa análise, faz-se a abordagem sobre o desenvolvimento científico do MERCOSUL e sua relação para com a política aduaneira. Para isso, o artigo aborda inicialmente, de maneira breve, conceitos iniciais sobre integração regional e o processo de criação do bloco econômico para,após, desenvolver conceitos e críticas sobre os elementos que compõe o sistema aduaneiro do MERCOSUL, como a tarifa externa comum e o Código Aduaneiro comunitário, e sobre a cooperação internacional, que hoje possui grandes acordos com a União Europeia, principalmente na área científica. Utilizou-se, para tanto, do método dedutivo, amparada com pesquisas bibliográficas e documentais.Ao fim, conclui-se que a política aduaneira vai muito além do viés econômico e mercadológico que ela possui, influindo também na cooperação, exportação e importação de materiais, pesquisadores e acadêmicos tão necessários para o avanço na área científica.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors of papers published in this journal declare to acklowledge and agree with the following rules:
1. The submitting of any colaboration implies on free and complete assignment of the copyrights to the journal, which is not obligated to return the originals of submitted colaborations.
2. Published papers represent the expression of the author’s point of view, not repressenting an oficial position of Juris Poiesis jornal, or Univesidade Estacio de Sas’s.