Sobre a necessidade de um diálogo intercultural concretizador dos direitos humanos DOI:10.5935/2448-0517.20180016
Abstract
O estabelecimento de um corpus de direitos humanos, edificado no respeito cultural, não se revela algo impossível. A existência de valores que são comuns a todas as culturas, tais como o respeito à vida, e à liberdade, entre outros demonstram essa possibilidade. Necessário se faz promover o diálogo intercultural, embases possíveis, sem a imposição pontos de vista predefinidos. Nesse sentido, o presente ensaio, tendo por referencial as contribuições de Cornelius Castoriadis, AbdullahiAn-Na"im e Boaventura de Sousa Santos, aponta para alguns elementos relevantes dessa discussão, tais como a noção de autonomia tanto individual como coletiva na construção do direito e das instituições sociais, a busca de uma metodologia apta a possibilitar a concretização desse diálogo entre as diversas culturas que leve em conta as questões políticas existentes e os paradoxais olhares que ora tendem ao multiculturalismo ou ao universalismo. O ensaio não se pretende uma resposta definitiva ao complexo tema, mas tão somente um contributo à discussão que segue sendo urgente e necessária.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors of papers published in this journal declare to acklowledge and agree with the following rules:
1. The submitting of any colaboration implies on free and complete assignment of the copyrights to the journal, which is not obligated to return the originals of submitted colaborations.
2. Published papers represent the expression of the author’s point of view, not repressenting an oficial position of Juris Poiesis jornal, or Univesidade Estacio de Sas’s.