O Direito e a Moral: Análise crítica da visão de MacCormick. Proposta de Nova Ordem Moral. DOI: 10.5935/2448-0517.20170019
Abstract
Objetivo -A dinâmica entre os conceitos de Direito e Moral, proposto por MacCormick em Institutions of Law - an essay in Legal Theory (Oxford, 2007, p. 207-221),admite uma análise crítica da relação dicotómica de reciprocidade e interdependência que subjaz a esta relação, sendo possível, in fine, vislumbrar um padrão de comportamento entre as duas variáveis, quer no decurso da história mundial quer na atualidade.
Metodologia- Na presente reflexão crítica foram adotadas a metodologia de abordagem hipotético-dedutiva e os métodos de procedimento histórico, monográfico e estruturalista que se reconduzem a três momentos essenciais: análise dos crimes e ofensas (1§); moralismo legal (2§) e crimes corporativos (3§), de forma a acompanhar as propostas deMacCormick para cada uma destas questões. Recorremos, ainda, a fluxogramas e gráficos para melhor ilustrar a nossa exposição bem como à aplicação da Teoria da Utilidade Esperada à análise económica do instituto do caso julgado, o que nos conduziu à formulação de hipóteses de carácter geral e abstrato.
Conclusões -Por fim, apresentamos o que nos parece constituir um padrão de comportamento verificado entre Direito e Moral e que retiramos da análise crítica de momentos históricos distintos na sua génese, mas convergentes no resultado. Partindo do padrão proposto, que apelidamos de Nova Ordem Moral, procuramos compreender o comportamento de fenómenos atuais que colocam em dicotomia os conceitos de Direito e Moral. Concluímos pela necessidade urgente de implementação da paz e civilidade que se constituem como pedra angular e fim último da dicotomia Direito-Moral.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors of papers published in this journal declare to acklowledge and agree with the following rules:
1. The submitting of any colaboration implies on free and complete assignment of the copyrights to the journal, which is not obligated to return the originals of submitted colaborations.
2. Published papers represent the expression of the author’s point of view, not repressenting an oficial position of Juris Poiesis jornal, or Univesidade Estacio de Sas’s.