PRIVAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO E ACESSO À JUSTIÇA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CIDADE DE JAGUAQUARA/BA
Resumo
O presente artigo analisa o quadro de omissão estatal frente à consecução de direitos da população do município de Jaguaquara, Brasil, que encontra-se em grande parte imersa em uma situação de pobreza e carência socioeconômica. O contexto de subalternização das camadas populares alcança especialmente o direito à educação, culminando em um quadro de desconhecimento de direitos que constitui significativos óbices à sua implementação efetiva. A investigação perpassa o cenário de redução de estruturas jurídicas, revelando como a falta de estruturas propícias para receber e encaminhar os anseios sociais da população carente acaba configurando uma violação direta ao acesso à justiça destes sujeitos. A pesquisa utilizou uma metodologia hipotético-dedutiva, concorrente com o método dialético. Ainda, recorreu-se aos métodos comparativo, estatístico, histórico e monográfico; as técnicas de pesquisa escolhidas foram a bibliográfica, a documental, além da realização de entrevista com um funcionário da Defensoria Pública sediada em Jequié, Bahia, e com um representante do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), em Jaguaquara, Brasil.Downloads
Publicado
2021-09-03
Como Citar
Rotondano, R. O., & Silva, G. P. da. (2021). PRIVAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO E ACESSO À JUSTIÇA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CIDADE DE JAGUAQUARA/BA. Juris Poiesis - Qualis B1, 24(35), 290–309. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/jurispoiesis/article/view/9995
Edição
Seção
Artigos
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