SOBRE A CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DO PRECEDENTE RE 639.337/SP

Autores

  • Elmer da Silva Marques Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5935/26.40.2023.9674

Palavras-chave:

Direito fundamental, direito à educação, precedente judicial.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo fazer uma análise crí­tica do Agravo Regimental no Recurso Extraordinário com Agravo n.º 639.337/SP/STF, que decidiu pela obrigatoriedade da oferta de vagas em creches e pré-escolas para crianças de zero a cinco anos de idade. Para tanto, buscou compreender os efeitos da decisão na economia estatal e na salvaguarda da democracia nacional, bem como suas nuances enquanto decisão, como a possibilidade da prática de ativismo judicial e de correta ponderação entre a cláusula da reserva do possí­vel e o mí­nimo existencial caracterí­stico do direito à educação. Ainda, busca-se analisar acerca da compatibilidade da multa cominatória e sua aplicabilidade à pessoa jurí­dica de direito público e possí­veis alternativas às astreintes, como o bloqueio de bens, reversão da multa para entidades sociais e multa ao agente responsável pelo cumprimento da medida. Ao final, este estudo trata de compreender a relação entre o binômio democracia-educação, notadamente a relação de um estado democrático com o ensino fundamental primário e os possí­veis efeitos da decisão nesta questão.

Biografia do Autor

Elmer da Silva Marques, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá. Professor-adjunto da Graduação em Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus de Francisco Beltrão.

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Publicado

2024-08-15

Como Citar

Marques, E. da S. (2024). SOBRE A CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DO PRECEDENTE RE 639.337/SP. Juris Poiesis - Qualis B1, 26(40). https://doi.org/10.5935/26.40.2023.9674