A realidade educacional das unidades prisionais da região Missões e noroeste do estado do Rio Grande do Sul: um estudo sobre a existência e a quantidade de pessoas em atividades educacionais e sobre as modalidades de ensino cursadas - DOI:10.5935/2448-05
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar a realidade educacional das unidades prisionais da região Missões e Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, buscando averiguar a existência de pessoas privadas de liberdade em atividades educacionais, a quantidade de pessoas privadas de liberdade em atividades educacionais, e as modalidades de ensino cursadas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, por meio de uma amostragem não-probabilística, com escopo exploratório e descritivo, e com análise de material bibliográfico e documental, especialmente com dados oriundos do Departamento Penitenciário Nacional. Com a presente pesquisa identificou-se que existem pessoas privadas de liberdade em atividades educacionais na região Missões e Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, constatou-se a existência de 360 pessoas em atividades educacionais (de um total de 2.341 pessoas privadas de liberdade), e verificou-se que essas pessoas cursam modalidades de ensino de instrução escolar (alfabetização, ensino fundamental e ensino médio).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de trabalhos publicados nesta revista declaram conhecer e concordar com as seguintes regras:
1. O envio de qualquer colaboração implica a cessão integral e gratuita dos direitos autorais à Revista, que não se obriga a devolver os originais das colaborações encaminhadas.
2. Os artigos publicados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Juris Poiesis ou da Universidade Estácio de Sá.