Mercosul, política aduaneira e sistemas de cooperação: as políticas adotadas para o desenvolvimento da ciência no bloco de integração DOI: 10.5935/2448-0517.20180017
Resumo
O presente artigo faz uma análise sobre a política aduaneira atualmente em vigor no Mercado Comum do Sul - MERCOSUL e seus objetivos para com o fortalecimento do poder econômico do bloco. Dentro dessa análise, faz-se a abordagem sobre o desenvolvimento científico do MERCOSUL e sua relação para com a política aduaneira. Para isso, o artigo aborda inicialmente, de maneira breve, conceitos iniciais sobre integração regional e o processo de criação do bloco econômico para,após, desenvolver conceitos e críticas sobre os elementos que compõe o sistema aduaneiro do MERCOSUL, como a tarifa externa comum e o Código Aduaneiro comunitário, e sobre a cooperação internacional, que hoje possui grandes acordos com a União Europeia, principalmente na área científica. Utilizou-se, para tanto, do método dedutivo, amparada com pesquisas bibliográficas e documentais.Ao fim, conclui-se que a política aduaneira vai muito além do viés econômico e mercadológico que ela possui, influindo também na cooperação, exportação e importação de materiais, pesquisadores e acadêmicos tão necessários para o avanço na área científica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de trabalhos publicados nesta revista declaram conhecer e concordar com as seguintes regras:
1. O envio de qualquer colaboração implica a cessão integral e gratuita dos direitos autorais à Revista, que não se obriga a devolver os originais das colaborações encaminhadas.
2. Os artigos publicados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Juris Poiesis ou da Universidade Estácio de Sá.