Sobre a necessidade de um diálogo intercultural concretizador dos direitos humanos DOI:10.5935/2448-0517.20180016
Resumo
O estabelecimento de um corpus de direitos humanos, edificado no respeito cultural, não se revela algo impossível. A existência de valores que são comuns a todas as culturas, tais como o respeito à vida, e à liberdade, entre outros demonstram essa possibilidade. Necessário se faz promover o diálogo intercultural, embases possíveis, sem a imposição pontos de vista predefinidos. Nesse sentido, o presente ensaio, tendo por referencial as contribuições de Cornelius Castoriadis, AbdullahiAn-Na"im e Boaventura de Sousa Santos, aponta para alguns elementos relevantes dessa discussão, tais como a noção de autonomia tanto individual como coletiva na construção do direito e das instituições sociais, a busca de uma metodologia apta a possibilitar a concretização desse diálogo entre as diversas culturas que leve em conta as questões políticas existentes e os paradoxais olhares que ora tendem ao multiculturalismo ou ao universalismo. O ensaio não se pretende uma resposta definitiva ao complexo tema, mas tão somente um contributo à discussão que segue sendo urgente e necessária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de trabalhos publicados nesta revista declaram conhecer e concordar com as seguintes regras:
1. O envio de qualquer colaboração implica a cessão integral e gratuita dos direitos autorais à Revista, que não se obriga a devolver os originais das colaborações encaminhadas.
2. Os artigos publicados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Juris Poiesis ou da Universidade Estácio de Sá.