INSURREIÇÃO PÓS-COLONIAL: NOVOS PARADIGMAS HISTORIOGRÁFICOS PARA RECONSTRUÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Arthur Magalhães Costa FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ
  • Henrique Weil Afonso

Palavras-chave:

História do Direito, Eurocentrismo, Crí­tica descolonial/pós-colonial.

Resumo

A partir do que se consegue extrair das anotações históricas e circunstâncias que fomentaram os modelos contemporâneos dos Direitos Humanos e do Direito Internacional, percebe-se que, em que pesem pretensamente progressistas, planificadores, triunfalistas e evolucionistas, são construí­dos sob fundações que diante da repressão sistêmica, acabam profundamente silenciadas. O presente trabalho procurará problematizar certos aspectos das disciplinas encartadas, se servindo de marco teórico desconstrutivo e propositivo, abalizado na crí­tica descolonial/pós-colonial. Para tanto, buscar-se-á sob égide de tais influências, esmiuçar fenômenos históricos e debates que se voltem para identificar e confrontar o olhar dominante eurocêntrico, trazendo ao debate perspectivas heterogêneas, pelo ponto de vista do outro, do "bárbaro" e do excluí­do, em contraste ao opressor panorama desenvolvimentista, tudo de modo a permitir a insurgência e o resgate de pontos de vistas contrários ao pensar dominante. 

Biografia do Autor

Arthur Magalhães Costa, FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ

Mestrando em Direito pela Faculdade Damas da Instrução Cristã. Especialista em Justiça Constitucional e Tutela Jurisdicional do Direito pela Universidade de Pisa- Itália, Especialista em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Pernambuco. Professor da Faculdade Joaquim Nabuco - Paulista. Advogado.

 

Henrique Weil Afonso

Doutor em Direito pela PUC-MINAS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Damas da Instrução Cristã- Recife. 

Publicado

2020-03-02

Como Citar

Costa, A. M., & Afonso, H. W. (2020). INSURREIÇÃO PÓS-COLONIAL: NOVOS PARADIGMAS HISTORIOGRÁFICOS PARA RECONSTRUÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS. Juris Poiesis - Qualis B1, 20(22). Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/jurispoiesis/article/view/3258

Edição

Seção

Seção Especial