Concepções de profissionais da saúde sobre altas habilidades e transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças

Autores

  • Carina Alexandra Rondini Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Camila Incau Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Raul Aragão Martins Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Resumo

As relações entre a educação e a medicina estão presentes desde o iní­cio da revolução industrial, que precisava, para o seu desenvolvimento, de grandes contingentes de pessoas com um mí­nimo de educação formal e em boas condições de saúde. Para uma compreensão atual desse fenômeno, este artigo discorre sobre a organização da medicina moderna, a qual teve, entre suas produções, a criação do movimento higienista, segundo o qual, para o desenvolvimento do paí­s, era necessário que as famí­lias e suas crianças recebessem uma nova educação. Decorrente desse movimento, a partir da segunda metade do século XX, inicia-se o processo de identificação e tratamento de doenças que prejudicariam a aprendizagem dos alunos. Essa busca de patologias indica que estão sendo levadas para a área médica algumas questões educacionais, assim como ela pode estar encobrindo as crianças que têm altas habilidades. Nessa perspectiva, este artigo tem por objetivo avaliar as concepções de três profissionais de saúde que atendem a crianças encaminhadas por escolas, de maneira a discutir as implicações dos resultados para a educação. Constatou-se que crianças as quais apresentam condutas mais ativas, em determinadas situações, ou são quietas e mesmo passivas, em outras, não devem ser caracterizadas como patológicas e passí­veis de medicalização, pois essas condições não são adequadamente avaliadas na escola e nos consultórios médicos e/ou psicológicos. Tais procedimentos podem ter erros e não permitir que crianças com capacidade elevada tenham oportunidades de se manifestarem.

Biografia do Autor

Carina Alexandra Rondini, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Faculdade de Ciências e Letras - FCL Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho Área de atuação: Estatí­stica Aplicada, Altas habilidades/superdotação

Camila Incau, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Faculdade de Ciências e Letras - FCL Graduando do Curso de Psicologia

Raul Aragão Martins, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - IBILCE Departamento de Educação

Publicado

05-11-2015

Como Citar

Rondini, C. A., Incau, C., & Martins, R. A. (2015). Concepções de profissionais da saúde sobre altas habilidades e transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(32), 152–170. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/938

Edição

Seção

Artigos