Profissionalidade docente e ludicidade na educação infantil em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210080Resumo
A pesquisa trata do brincar e da ludicidade na profissionalidade docente na educação infantil, no estado de Pernambuco (PE). Tem como objetivo compreender a natureza das proposições lúdicas efetivadas na profissionalidade docente da educação infantil em tempos de pandemia. Apoia-se, sobretudo, em Tardif (2013), Oliveira-Formosinho (2002, 2005, 2007), Oliveira, Ferreira e Barros (2011) e Carvalho, Pedrosa e Rosseti-Ferreira (2012). A metodologia baseia-se na pesquisa qualitativa, na abordagem histórico-dialética, em uma pesquisa de campo que envolveu 108 professoras das mesorregiões de PE. Nos resultados, emergem: a natureza da relação entre a atuação docente e as esferas governamentais, a formação docente e a natureza do brincar e da ludicidade na atuação docente na educação infantil. Ressalta-se a necessidade de um programa de formação continuada, que possibilite às professoras rever, analisar e refletir seus saberes e os limites que lhes estão sendo impostos para uma atuação profissional emancipatória. Palavras-chave: Profissionalidade. Brincar e ludicidade. Educação infantil.Downloads
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