Impactos da indústria cultural na educação escolar e o ensino de Artes Visuais na construção da emancipação intelectual

Autores

  • Mariane Fernandes de Catanzaro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Monique Andries Nogueira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Neste artigo colocamos em evidência problemas contemporâneos da educação, refletindo sobre os impactos da "indústria cultural" no campo educacional, bem como acerca da importância do ensino de Artes Visuais para a construção de processos formativos emancipatórios. Trata-se de um trabalho constituí­do com base na revisão crí­tica de bibliografia e na análise de um contexto educacional público. Trabalhamos com a articulação de referências teóricas crí­ticas, buscando alinhavar as discussões, implicadas em questões sociais mais amplas que atravessam os sistemas educacionais, com problemáticas especí­ficas que envolvem as práticas educativas. Os diálogos estabelecidos foram orientados pelo conceito de "emancipação" de Theodor Adorno, o qual traz em seu bojo a ideia de transformação da sociedade. Os resultados desta abordagem indicam haver, ainda hoje, uma forte tendência à perpetuação de propostas pedagógicas reduzidas que apontam para a semiformação dos indiví­duos. Palavras-chave: Educação. Emancipação. Ensino de Artes Visuais. Indústria cultural.

Biografia do Autor

Mariane Fernandes de Catanzaro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação, mestra em Educação, graduada em Educação Artí­stica - Habilitação em História da Arte. Professora de Artes Visuais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Monique Andries Nogueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação (USP). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

23-04-2021

Como Citar

Catanzaro, M. F. de, & Nogueira, M. A. (2021). Impactos da indústria cultural na educação escolar e o ensino de Artes Visuais na construção da emancipação intelectual. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 117–134. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/9247

Edição

Seção

Criatividade, lúdico e interculturalidade