Impactos da indústria cultural na educação escolar e o ensino de Artes Visuais na construção da emancipação intelectual
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210072Resumo
Neste artigo colocamos em evidência problemas contemporâneos da educação, refletindo sobre os impactos da "indústria cultural" no campo educacional, bem como acerca da importância do ensino de Artes Visuais para a construção de processos formativos emancipatórios. Trata-se de um trabalho constituído com base na revisão crítica de bibliografia e na análise de um contexto educacional público. Trabalhamos com a articulação de referências teóricas críticas, buscando alinhavar as discussões, implicadas em questões sociais mais amplas que atravessam os sistemas educacionais, com problemáticas específicas que envolvem as práticas educativas. Os diálogos estabelecidos foram orientados pelo conceito de "emancipação" de Theodor Adorno, o qual traz em seu bojo a ideia de transformação da sociedade. Os resultados desta abordagem indicam haver, ainda hoje, uma forte tendência à perpetuação de propostas pedagógicas reduzidas que apontam para a semiformação dos indivíduos. Palavras-chave: Educação. Emancipação. Ensino de Artes Visuais. Indústria cultural.Downloads
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