Sexualidade e gênero: conceitualizações para docentes
Resumo
Buscamos com este artigo conceituar e discutir sobre as questões de gênero e sexualidade, que são construídas socialmente e difundidas nas representações, para que tais questões sejam objeto de reflexão dos/as docentes nas suas práticas profissionais e que sejam desmistificados alguns preconceitos que envolvem os papéis dos/as professores/as "primários" e dos/as educadores/as de infância. A nossa pesquisa tem como objectivo final analisar estas representações dos professores por meio de uma investigação-ação efetuada com docentes do 1.º ciclo e da educação de infância voluntários de uma formação sobre sexualidade e gênero. Entendemos que os/as docentes, por estarem nos quotidianos escolares que são terreno de lutas de poder, podem ser representantes da "mudança" ou da "estagnação", pois tendem a ensinar de acordo com as suas representações da sexualidade e gênero a que têm estado sujeito na sua formação. Portanto, incitaremos a reflexões e debates dos/as professores/a sobre as questões de gênero e sexualidade que parecem distantes dos contextos escolares, mas que afloram nos mínimos detalhes da docência, por exemplo, nos aspectos da profissão considerados femininos (paciência/sensibilidade...) e nos preconceitos associados à categorização sexual e de gênero presentes no quotidiano escolar (na segmentação de brincadeiras e actividades por gênero, na discriminação de atitudes e escolhas, na homofobia...). Entretanto, como a nossa investigação está em fase inicial, neste artigo iremos somente discutir algumas conceituações e preconceitos e representações sobre sexualidade e gênero. Palavras-chave: Gênero. Sexualidade. Educação.Downloads
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