Sexualidade e gênero: conceitualizações para docentes

Autores

  • Amanda Oliveira Rabelo Escola Superior de Educação Almeida Garrett/Lisboa
  • Antonio Gomes Ferreira Universidade de Coimbra
  • Maria Amélia Gomes de Souza Reis UniRio

Resumo

Buscamos com este artigo conceituar e discutir sobre as questões de gênero e sexualidade, que são construí­das socialmente e difundidas nas representações, para que tais questões sejam objeto de reflexão dos/as docentes nas suas práticas profissionais e que sejam desmistificados alguns preconceitos que envolvem os papéis dos/as professores/as "primários" e dos/as educadores/as de infância. A nossa pesquisa tem como objectivo final analisar estas representações dos professores por meio de uma investigação-ação efetuada com docentes do 1.º ciclo e da educação de infância voluntários de uma formação sobre sexualidade e gênero. Entendemos que os/as docentes, por estarem nos quotidianos escolares que são terreno de lutas de poder, podem ser representantes da "mudança" ou da "estagnação", pois tendem a ensinar de acordo com as suas representações da sexualidade e gênero a que têm estado sujeito na sua formação. Portanto, incitaremos a reflexões e debates dos/as professores/a sobre as questões de gênero e sexualidade que parecem distantes dos contextos escolares, mas que afloram nos mí­nimos detalhes da docência, por exemplo, nos aspectos da profissão considerados femininos (paciência/sensibilidade...) e nos preconceitos associados à categorização sexual e de gênero presentes no quotidiano escolar (na segmentação de brincadeiras e actividades por gênero, na discriminação de atitudes e escolhas, na homofobia...). Entretanto, como a nossa investigação está em fase inicial, neste artigo iremos somente discutir algumas conceituações e preconceitos e representações sobre sexualidade e gênero. Palavras-chave: Gênero. Sexualidade. Educação.

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Publicado

12-11-2020

Como Citar

Rabelo, A. O., Ferreira, A. G., & Reis, M. A. G. de S. (2020). Sexualidade e gênero: conceitualizações para docentes. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 7(14), 43–72. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/9150

Edição

Seção

Artigos