Letramento multissemiótico de jovens e adultos por meio da criação de infográficos utilizando o Prezi

Autores

  • Valeria Machado da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Fiocruz
  • Liliana Maria Passerino Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Nas últimas décadas, com a digitalização da informação e a profusão de ferramentas de autoria amigáveis, a comunicação vem tornando-se cada vez mais multimodal, isto é, cada vez mais os textos produzidos utilizam diferentes linguagens, ou modos. A escola, como principal agência de letramento dos alunos, precisa ampliar as práticas e eventos de letramento, de modo a contemplar outros modos para além do texto escrito. Neste sentido, este artigo apresenta uma pesquisa feita junto a alunas jovens e adultas do Programa Mulheres Mil cujo objetivo era promover seu letramento multissemiótico por meio de uma atividade do tipo writing-to-learn usando o Prezi para a criação de infográficos. Na análise dos dados foi aplicado o teste estatí­stico t de Student, que mostrou que a diferença na autoavaliação das alunas, realizada antes e depois do curso, era estatisticamente significativa, o que comprova que a ação contribuiu para o letramento multissemiótico dos sujeitos da pesquisa.

Publicado

23-09-2015

Como Citar

Costa, V. M. da, Passerino, L. M., & Tarouco, L. M. R. (2015). Letramento multissemiótico de jovens e adultos por meio da criação de infográficos utilizando o Prezi. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 12(29), 360–387. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/915

Edição

Seção

Artigos