Percursos cartográficos sobre Estética e subjetividade a partir de Nietzsche e Benjamin: mapas para a Educação
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210071Resumo
No ensaio que segue, a cartografia delineada a partir de Deleuze e Guattari (1995) marca uma posição ética-estética-política no estilo adotado para o exercício de uma escrita voltada à sensibilidade. Nesse percurso, as obras O Nascimento da Tragédia (2007) de Friedrich Nietzsche e A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica (2019) de Walter Benjamin são as principais referências na circunscrição dos mapas e nas reflexões acerca da arte e da subjetividade. Apontam a Estética como campo de abertura possível para a criação de políticas insurgentes que conjuguem saber e existência, numa tentativa de resgatar a potência pertinente à vida nos processos de subjetivação ligados à Educação. Palavras-chave: Estética. Subjetividade. Arte. Cartografia. Educação.Downloads
Publicado
05-05-2021
Como Citar
Marcos, Y. J. F., & Carvalho, M. de F. (2021). Percursos cartográficos sobre Estética e subjetividade a partir de Nietzsche e Benjamin: mapas para a Educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 511–531. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210071
Edição
Seção
Estética e educação contemporânea