Por uma leitura onto-histórica do cotidiano: contribuições iniciais

Autores

  • Adéle Cristina Braga Araujo Universidade Estadual do Ceara
  • Deribaldo Santos Universidade Estadual do Ceará
  • Ruth Maria de Paula Gonçalves Universidade Estadual do Ceará
  • Wladianne Lima Universidade Estadual do Ceará

Resumo

Propomos-nos a discutir a categoria do cotidiano, pelo menos em suas linhas mestras, optando por visitar esse conceito nos escritos de Lukács, principalmente em sua última obra escrita, acabada, revisada e publicada em vida: Estética I: La peculiaridad de lo estético. Observa-se a escassez de estudos filosóficos acerca da teoria do cotidiano e que, nos dias atuais, tais formulações perspectivadas na crista hegemônica, de modo geral, com raras exceções, são pesquisas que supervalorizam o cotidiano a partir de uma análise distante de uma concepção ontológica. Apoiados em uma base onto-histórica, nossas considerações vão ao encontro da compreensão de que qualquer ní­vel de atividade humana deve pressupor o trabalho como categoria fundante. Desse modo, reconhecemos o adequado tratamento à categoria cotidiano, entendendo, nesse sentido, a vida cotidiana como começo e fim de toda atividade humana. Com efeito, o cotidiano consiste no plano mais imediato das objetivações humanas, mas a partir do qual se alargam atividades mais complexas, a exemplo da ciência e da arte etc, que ultrapassam a esfera do imediato, possibilitando ao conjunto da humanidade um desenvolvimento cada vez maior do homem enquanto ser genérico. Diante do exposto e da concretude do real em movimento, asseveramos que a cotidianidade exige a realização de objetivações cada vez mais complexas, a fim de que a sociedade possa se reproduzir.

Publicado

19-08-2015

Como Citar

Araujo, A. C. B., Santos, D., Gonçalves, R. M. de P., & Lima, W. (2015). Por uma leitura onto-histórica do cotidiano: contribuições iniciais. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(30), 269–287. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/897

Edição

Seção

Artigos