O espaço fí­sico e suas contribuições para as interações e aprendizagens infantis

Autores

  • Jacqueline Silva Silva Universidade do Vale do Taquari
  • Andreia Cristina Pontarolo Lidoino Universidade do Vale do Taquari

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210052

Resumo

Este artigo busca apresentar as contribuições dos espaços fí­sicos nas instituições de Educação Infantil. A problemática levantada são as contribuições dos espaços fí­sicos para promover aprendizagem e interações das crianças. Constitui seu objetivo investigar as contribuições dos espaços fí­sicos para o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes da Educação Infantil. Os fundamentos teórico-metodológicos que nortearam a escrita deste artigo tiveram como base a abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica. O estudo pautou-se em Kramer (1986), Schneider (2017), Horn (2017), Barbosa e Horn (2001), Tiago (2006), Oliveira (2010), Almeida (1987), Vygotsky (1992), Cunha (2005) e BNCC (2017), LDB, 9.394/96, entre outros. Nesse sentido, verifica-se o quanto os espaços fí­sicos nas instituições de Educação Infantil precisam ser considerados e utilizados de forma a proporcionar às crianças momentos de interações que propiciam aprendizagem e colaboram para promover o seu desenvolvimento. Palavras-chave: Educação Infantil. Espaço fí­sico. Interações e brincadeiras. Aprendizagem.

Biografia do Autor

Jacqueline Silva Silva, Universidade do Vale do Taquari

Possui graduação em Pedagogia pela UNISC (1993), mestrado em Educação pela PUCRS (1997) e doutorado em Educação pela UFRGS (2011). Atualmente é professora Titular da Universidade do Vale do Taquari ? Univates /Lajeado/RS onde atua nos cursos de Pedagogia, no Mestrado e Doutorado em Ensino, no Mestrado e Doutorado profissional em Ensino de Ciências Exatas e professora do Minter em Ensino que ocorre em parceria com a UNIAGES de Paripiranga/BA. Têm experiência na área do Ensino e da Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Processos de Ensinar e Aprender, Planejamento, Infância e Ludicidade. (Texto informado pelo autor)

Andreia Cristina Pontarolo Lidoino, Universidade do Vale do Taquari

Professora efetiva da Educação Básica Rede Estadual de Mato Grosso, atuando como professora na Escola Estadual Rui Barbosa e na Faculdade de Alta Floresta FAF. Graduada em Pedagogia pela União das faculdades de Alta Floresta (UNIFLOR), Pós-graduada em Educação Infantil e Alfabetização pela AJES e em Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva pela CENSUPEG, Mestranda em Ensino pela UNIVATES. Experiência em atuar na Educação Básica do 1º ao 5º ano, sala de Recurso Multifuncional, Laboratório de Aprendizagem e no Ensino Superior com as disciplinas de: Estágio Supervisionado, Lí­ngua brasileira de sinais, LIBRAS, Didática, Alfabetização e Letramento, Fundamentos e Metodologia da: Alfabetização. Publicações de artigos na área de Ensino e Educação. Experiência em atuar com formação continuada de professores para Educação Infantil, 1º ao 5º ano, com os temas: Currí­culo, planejamento, avaliação, transtornos e deficiências. Possui certificação de participação e ministrante em cursos, minicursos, oficinas e palestras voltado para área de atuação da Educação Básica, Educação Especial e Ensino Superior.

Downloads

Publicado

23-04-2021

Como Citar

Silva, J. S., & Lidoino, A. C. P. (2021). O espaço fí­sico e suas contribuições para as interações e aprendizagens infantis. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 303–322. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210052

Edição

Seção

Criatividade, lúdico e interculturalidade