Redes sociais na internet e visões polarizadas de pais de alunos
Resumo
O artigo analisa parte dos dados coletados ao longo da pesquisa Mídias Sociais e Relacionamento Pais e Filhos concebida a partir da parceria do grupo de pesquisa JER (PUC Rio de Janeiro) com o CREMIT (UCSC Milano) (2011-2014). Uma rede social na internet (RECUERO, 2009) materializa os nós e as conexões formadas nas relações cotidianas de pessoas e organizações, vindo a se desdobrar como fenômeno da cibercultura contemporânea (MACEK, 2005; LEMOS, 2007), penetrando no dia a dia das instituições escolares e influenciando as relações entre pais, alunos e professores. Os resultados fazem parte de um conjunto de questões que envolve o modo como os pais estão se relacionando com os filhos a partir dos usos sociais e recreativos de websites cujo foco está no relacionamento. O objetivo é compreender algumas das consequências trazidas pelas redes sociais on-line para o ambiente educacional. Recortamos aqui os resultados obtidos em um conjunto de 90 respostas preenchidas em uma ficha que foi distribuída a pais de alunos em um colégio da cidade do Rio de Janeiro no mês de agosto de 2011. As categorias encontradas nas respostas foram: (a) relacionamento (relações de amizade), (b) informação (conhecimento, aprendizagem), (c) entretenimento e diversão, (d) distração, (e) medo e (f) vigia. Além da análise de conteúdo temática (BARDIN, 1977), a partir do entendimento obtido em pesquisa anterior (MAMEDE-NEVES et alli, 2011) dos aspectos polarizados que a internet evoca com posições extremas (temor ou aprovação), optamos por entender a valência das respostas através das qualidades atribuídas pelos respondentes.Downloads
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