Redes sociais na internet e visões polarizadas de pais de alunos

Autores

  • Luiz Alexandre da Silva Rosado UNESA - Universidade Estácio de Sá
  • Tatiane Marques de Oliveira Martins PUC-Rio - Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Resumo

O artigo analisa parte dos dados coletados ao longo da pesquisa Mí­dias Sociais e Relacionamento Pais e Filhos concebida a partir da parceria do grupo de pesquisa JER (PUC Rio de Janeiro) com o CREMIT (UCSC Milano) (2011-2014). Uma rede social na internet (RECUERO, 2009) materializa os nós e as conexões formadas nas relações cotidianas de pessoas e organizações, vindo a se desdobrar como fenômeno da cibercultura contemporânea (MACEK, 2005; LEMOS, 2007), penetrando no dia a dia das instituições escolares e influenciando as relações entre pais, alunos e professores. Os resultados fazem parte de um conjunto de questões que envolve o modo como os pais estão se relacionando com os filhos a partir dos usos sociais e recreativos de websites cujo foco está no relacionamento. O objetivo é compreender algumas das consequências trazidas pelas redes sociais on-line para o ambiente educacional. Recortamos aqui os resultados obtidos em um conjunto de 90 respostas preenchidas em uma ficha que foi distribuí­da a pais de alunos em um colégio da cidade do Rio de Janeiro no mês de agosto de 2011. As categorias encontradas nas respostas foram: (a) relacionamento (relações de amizade), (b) informação (conhecimento, aprendizagem), (c) entretenimento e diversão, (d) distração, (e) medo e (f) vigia. Além da análise de conteúdo temática (BARDIN, 1977), a partir do entendimento obtido em pesquisa anterior (MAMEDE-NEVES et alli, 2011) dos aspectos polarizados que a internet evoca com posições extremas (temor ou aprovação), optamos por entender a valência das respostas através das qualidades atribuí­das pelos respondentes.

Biografia do Autor

Luiz Alexandre da Silva Rosado, UNESA - Universidade Estácio de Sá

Doutor em Ciências Humanas (Educação) pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2012), com parte da pesquisa desenvolvida na Universitá Cattolica del Sacro Cuore (UCSC - Milão). Mestre em Educação na linha de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Universidade Estácio de Sá (UNESA, 2008). Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (2004) com habilitação em Publicidade e Propaganda. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estácio de Sá (UNESA) e Professor da pós-graduação em Educação com Aplicação de Informática na UERJ (2007-). Integrante do Diretório de Pesquisas Jovens em Rede (JER) na PUC-Rio (Departamento de Educação) desde 2008. Orientador de alunos do curso de especialização em Mediação Pedagógica na CCEAD/PUC-Rio. Atua principalmente nos seguintes temas: educação, juventude e mí­dia, novas tecnologias da informação e comunicação, autoria digital emergente, autoria acadêmica, processos de construção, transições e transformações tecnológicas.

Tatiane Marques de Oliveira Martins, PUC-Rio - Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação desde 2012, na PUC-Rio; Mestre em Educação pela PUC-Rio; Especialista em Lí­ngua Portuguesa pela UERJ; Pós-graduada em Psicopedagogia pela UFRJ; Licenciada em Português-Literaturas de Lí­ngua Portuguesa pela UERJ e Bacharel em Português-Literaturas de Lí­ngua Portuguesa pela UERJ. Professora concursada do Colégio Militar do Rio de Janeiro, desde 1998, exerce a função em regime de Dedicação Exclusiva. Coordenadora Pedagógica do 6º ano do Ensino Fundamental do CMRJ. Pesquisadora do grupo Jovens em Rede (JER) na PUC-Rio, coordenado pela Profª Drª Maria Apparecida Campos Mamede-Neves, desde 2009.

Publicado

09-12-2014

Como Citar

Rosado, L. A. da S., & Martins, T. M. de O. (2014). Redes sociais na internet e visões polarizadas de pais de alunos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 12(27), 341–367. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/827

Edição

Seção

Artigos