A formação inicial de professores e a Educação Especial na perspectiva inclusiva: interlocuções com o debate acerca da qualidade educacional
Resumo
Este texto propõe uma discussão que relaciona três eixos temáticos: a formação inicial de professores, a educação especial na perspectiva inclusiva e o debate acerca da qualidade educacional. Diante do modo como a atual política nacional configura o atendimento aos alunos público-alvo da educação especial no ensino regular, torna-se premente que a formação inicial de professores seja adequada a um novo perfil docente, que tenha condições de contribuir adequadamente com os processos de escolarização destes alunos. A presente discussão toma por base as contribuições teóricas acerca do conceito de qualidade educacional (IMBERNÓN, 2011; MELLO, 2009), da formação de professores atrelada a este conceito (ANDRÉ, 2010; SAVIANI, 2009; SEVERINO, 2011; NÓVOA, 1999; ARROYO, 2007), e da educação especial na perspectiva educacional inclusiva (BUENO, 2008; GARCIA, 2010-2013). A empiria apresentada sustenta-se em um estudo do tipo Survey, realizado com 124 estudantes de licenciatura, que teve por objetivo conhecer as concepções que os futuros professores constituíram, ao longo de seus cursos, sobre os conceitos de educação inclusiva e especial e o modo como esta abordagem contribuiu para prepará-los para atuar em contextos educacionais inclusivos. Apesar de identificar a intencionalidade dos cursos de licenciatura em preparar seus estudantes conforme preconiza a legislação no campo da formação de professores, evidencia-se que há um longo caminho a percorrer no que concerne à adequação desta formação para preparar, em teoria e prática, os futuros professores do ensino regular para lecionar ao público-alvo da educação especial na ótica de uma educação inclusiva e de qualidade para todos. Palavras-chave: Formação Inicial de Professores. Educação Especial. Educação Inclusiva. Qualidade na Educação. INITIAL TEACHER EDUCATION AND SPECIAL EDUCATION ON INCLUSIVE PERSPECTIVE: INTERLOCUTIONS WITH THE DEBATE ABOUT EDUCATIONAL QUALITY Abstract: This paper proposes a thread which lists three main themes: the initial teacher education, special education and inclusive perspective on the debate about educational quality. Given how the current national policy configures the service to the students audience of special education in regular schools, it becomes urgent that initial teacher training is suitable for new faculty profile, which is able to adequately contribute to the processes enrollment of these students. This discussion is based on the theoretical contributions of the concept of educational quality (IMBERNÓN, 2011; MELLO, 2009), teacher training linked to this concept (ANDRÉ, 2010; SAVIANI, 2009; SEVERINO, 2011; NÓVOA, 1999; ARROYO, 2007), and special education in inclusive educational perspective (BUENO, 2008; GARCIA, 2010-2013). The empirical claims presented in a study of type Survey, conducted with 124 undergraduate students, which aimed to identify the concepts that future teachers formed along their courses on the concepts of inclusive and special education and how this approach helped to prepare them to work in inclusive educational settings. Despite identifying the intentionality of undergraduate courses to prepare its students as required by law in the field of teacher education, it is evident that there is a long way to go regarding the appropriateness of this training to prepare, in theory and practice, future regular teachers to teach the audience the perspective of special education in an inclusive and quality education for all. Keywords: Initial Teacher Education. Special Education. Inclusive Education. Quality in Education.Downloads
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