Educar para a empregabilidade: desafio ou obrigação?

Autores

  • Joselaine Andréia de Godoy Stênico Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP campus Rio Claro
  • Joyce Mary Adam Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP campus Rio Claro

Resumo

Este artigo analisa documentos internacionais que expressam diretrizes para a educação no mundo elaborada pela Comissão Econômica para a América Latina, Banco Interamericano de Desenvolvimento e Organização das Nações Unidas, em seguida, analisa documentos nacionais brasileiros que guardam em seu bojo interesses do capital transnacional estabelecendo um diálogo com a cultura do novo capitalismo. A investigação assumiu uma abordagem qualitativa, norteado pelas pesquisas documental e bibliográfica. O mapeamento dos documentos, mediado pela análise possibilitada pela base teórica, permitiu identificar que as polí­ticas educacionais brasileiras têm seguido as diretrizes de instituições internacionais de modo a atender demandas de competitividade presentes na sociedade globalizada, no sentido de alinhar a economia e a educação em prol dos objetivos da produtividade, corroborando com o contexto e a fomentação do capitalismo. Essa tentativa de estabelecer balizas da educação brasileira realinha a educação nos moldes da cultura do novo capitalismo, onde o processo educativo, concebido nos seus diversos ní­veis, constitui campo estratégico, uma vez que permite alinhar a sociedade às exigências econômicas, expondo os mecanismos pelos quais a educação se revela importante no capitalismo. O desafio está na construção de um sistema educacional sólido, mais integrado com o sistema produtivo e com a consciência crí­tica do cidadão.

Biografia do Autor

Joselaine Andréia de Godoy Stênico, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP campus Rio Claro

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP nas áreas de Polí­ticas, Gestão e Sujeito Contemporâneo. Graduou-se em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2011) e Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Americana (2005).

Joyce Mary Adam, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP campus Rio Claro

Professora Livre-docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996).Realizou estágios de pós-doutorado na França, Universidade de Paris X e naUniversidade Complutense de Madrid,Espanha. Esteve como professora visitante da Université Picardie Jules Verne-Amiens -França .Pertence í  linha de pesquisa Educação: politicas, gestão e o sujeito contemporâneo, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão e politica educacional, teoria organizacional, politicas para a juventude, polí­tica educacional e relações de poder e violência escolar.Bolsista Pq2

Publicado

05-11-2015

Como Citar

Stênico, J. A. de G., & Adam, J. M. (2015). Educar para a empregabilidade: desafio ou obrigação?. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(30), 323–347. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/813

Edição

Seção

Artigos