Pesquisa em educação e estudos da vida cotidiana: o desafio da coerência

Autores

  • Inês Barbosa de Oliveira UERJ

Resumo

Resumo As pesquisas nos/dos/com os cotidianos vêm se desenvolvendo simultaneamente ao desenvolvimento da própria metodologia de efetivação desse modo de pesquisar. Isso porque, para recuperar a importância das práticas microbianas, singulares e plurais, desenvolvidas pelos praticantes da vida cotidiana (Certeau, 1994) tem sido necessário vivenciar esse processo de (re)invenção do ato de pesquisar. Parece cada vez mais fundamental ir-se à vida cotidiana, ao que acontece e ao que estão vivendo as pessoas para se compreender as práticas sociais e pensar as polí­ticas sociais. A crescente consciência sobre a insuficiência dos métodos de pesquisa associados ao cientificismo positivista - voltados para as generalizações e definição de modelos - para a compreensão da complexa dinâmica que envolve a vida cotidiana associa-se à convicção de que o desenvolvimento epistemológico da noção de cotidiano é indissociável daquele das metodologias das pesquisas que nele, com ele e sobre ele se desenvolvem. Assim, este texto traz uma reflexão teórico-epistemológico-metodológica sobre o tema, no entendimento de que um dos principais desafios a ser enfrentado pelo campo sociológico dos chamados estudos do cotidiano é a coerência interna entre essas diferentes, mas indissociáveis, dimensões. Palavras-chave: Cotidiano. Cotidiano escolar. Pesquisa nos/dos/com os cotidianos.

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Publicado

25-03-2020

Como Citar

Oliveira, I. B. de. (2020). Pesquisa em educação e estudos da vida cotidiana: o desafio da coerência. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 6(13). Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/8004

Edição

Seção

Artigos