Profissão de quem professa? Representações sobre profissão do professor
Resumo
Resumo O objeto de estudo desta investigação é a profissão docente. Mais especificamente, objetivou-se compreender as representações sociais sobre a profissão do professor e como estas estão relacionadas ou não com as diretrizes que emanam das políticas educacionais. Evidencia-se, na atual legislação educacional, uma clara referência à profissionalização docente, o que despertou o interesse em compreender como tal referência é percebida nos estudos da área e na percepção de estudantes de Pedagogia. Segundo as representações das estudantes, os aspectos que configuram as condições para que o professor possa professar a profissão são: a especialização do saber, a formação continuada, a vinculação a um código de ética, a compreensão de que a essência da profissão do professor é ensinar e, por último, que a docência deve se constituir em um projeto de vida e que isto requer vocação. Percebe-se que as representações enunciadas não fazem referência ao aspecto associativo, ao compromisso social e ao trabalho participativo no contexto escolar, aspectos que conferem maior sentido à profissão porque contribuem com a consolidação da democracia e a justiça social. Caracterizam a profissão docente com forte componente vocacional, ancorado em responsabilidade, compromisso, dedicação e capacidade de ensinar, e, portanto, relacionado ao papel do educador e da sua atuação, especificamente em sala de aula. Parece que as representações das estudantes têm o seu enraizamento mais relacionado à idéia da profissão presente na sociedade. Tal constatação evidencia que as diretrizes que emanam da legislação ainda não ocupam um lugar central nas representações sobre a profissão. Palavras-chave: Profissão Professor. Representações Sociais. Políticas EducacionaisDownloads
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