A mídia e a configuração de determinados modos de ser professor de ciências na contemporaneidade
Resumo
Resumo O presente trabalho pretende discutir as recentes iniciativas educacionais/pedagógicas do Grupo Abril e da Fundação Victor Civita, um grande conglomerado empresarial brasileiro que possui como parceiros a Gerdau e o Unibanco, dentre outros. Tais empresas partem do pressuposto de que "o problema" da Educação no país é o professor e, cada vez mais intensamente, se encarregam da tarefa da formação continuada de professores, ao lançar programas, sites, cartazes, fascículos, livros e revistas voltados para a Educação Básica. Para tanto, analisa-se a revista Sala de Aula - publicação que apresenta planos de aula endereçados aos docentes do Ensino Médio e baseados em textos extraídos da revista VEJA - e os modos como a mesma determina temas, posturas e procedimentos do professor em sala de aula (por exemplo, "conversar e/ou dialogar" com os alunos; procurar "saber mais" sobre o assunto em livros e sites indicados etc.). Argumenta-se, dentre outras coisas, que a revista se apresenta como "melhor" do que os livros didáticos, justamente pela associação com os conteúdos semanalmente publicados em VEJA - e, portanto, mais conectada com a "realidade" brasileira. Sala de Aula também prescreve fórmulas e necessidades relativamente ao trabalho do professor (por exemplo, exorta-se que é necessário que os professores adaptem os planos de aula da revista às necessidades dos seus alunos, bem como à "realidade" da escola), instituindo-se como instrumento de alfabetização científica e, supostamente, suprindo déficits e defasagens escolares, docentes e discentes, através de depoimentos de experts e do aval de grandes instituições de pesquisa. Palavras-chave: Mídia. Revista Sala de Aula. Representações de professor.Downloads
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