REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DO NONO ANO SOBRE O ESTUDO

Autores

  • Viviane Terezinha Koga SEED/SC
  • Ademir José Rosso Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

O artigo analisa as Representações Sociais dos alunos do nono ano acerca do estudo. As informações foram coletadas mediante a realização de entrevistas (N=40) com roteiro organizado a partir de triagens hierarquizadas sucessivas. Para o tratamento das informações utilizou-se a análise de conteúdo coadjuvada pelo software ALCESTE. Os resultados indicaram que os alunos representam o estudo ligado às suas possibilidades, utilidades e materialidades. As dimensões do estudo se expressam em duas vias: a primeira e mais significativa está associada à origem histórica do estudo; e a segunda é funcional e está pautada no debate dos alunos sobre as contingências e coerções associadas ao estudo. Esses achados evidenciam que as decisões tomadas pelos alunos frente ao estudo são dependentes das situações enfrentadas por eles no seu cotidiano. Espera-se que o detalhamento dessas dimensões, possa subsidiar a reflexão e a formação de professores para a promoção dos hábitos de estudo dos seus alunos.

Biografia do Autor

Viviane Terezinha Koga, SEED/SC

Licenciada em Biologia. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora de Ciências e Biologia da Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina.

Ademir José Rosso, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciado em Ciências e Biologia. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Licenciatura de Biologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Publicado

18-07-2014

Como Citar

Koga, V. T., & Rosso, A. J. (2014). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DO NONO ANO SOBRE O ESTUDO. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(24), 192–212. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/781

Edição

Seção

Artigos