Discutindo a Matemática a partir da escrita, leitura e interpretação de problemas matemáticos

Autores

  • Juliana Raupp dos Reis UNIOESTE
  • Renata Camacho Bezerra UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu

Resumo

Este artigo é um recorte da monografia "Escrita, Leitura e Interpretação: Habilidades Essenciais para Resolver Problemas e Construir o Conhecimento Matemático". A resolução de problemas parece ser um dos pontos crí­ticos na Matemática escolar, e consiste numa atividade em que na maioria das vezes as dificuldades de leitura, interpretação e escrita são sentidas pelo aluno e evidenciadas pelo professor. Acreditamos que a compreensão de textos em Matemática não seja essencial apenas para compreender problemas, mas também para a construção do conhecimento matemático. Neste trabalho iniciamos pela evidenciação da necessidade de que a comunicação nas aulas de Matemática sobreponha-se a funcionalidade de vinculação de informações e assuma caráter de instrumento de construção do conhecimento matemático. Nosso foco foi investigar as contribuições da comunicação escrita, leitura e produção de registro escrito, para o ensino de Matemática, no trabalho com diferentes tipos de problemas. A pesquisa foi realizada com alunos do sétimo ano de uma escola estadual do municí­pio de Foz do Iguaçu. Desenvolvemos atividades de resolução de problemas explorando a comunicação e a partir das atividades foi possí­vel verificar que os alunos passaram a conceber uma nova visão sobre a Matemática em que a preocupação central não esta em utilizar a "continha" correta para o problema, mas em chegar a uma solução utilizando-se de conhecimentos prévios ou novos, em que seja possí­vel justificar, compreendendo que um mesmo problema pode ser resolvido de diferentes maneiras e é preciso ter consciência, do por que e do como se está fazendo.

Biografia do Autor

Juliana Raupp dos Reis, UNIOESTE

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE Campus de Foz do Iguaçu.

Renata Camacho Bezerra, UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu

Licenciada em Matemática, Mestre em Educação Matemática, Doutoranda em Educação e Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Campus de Foz do Iguaçu.

Publicado

17-09-2015

Como Citar

Reis, J. R. dos, & Bezerra, R. C. (2015). Discutindo a Matemática a partir da escrita, leitura e interpretação de problemas matemáticos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 12(29), 282–308. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/759

Edição

Seção

Artigos