A indisciplina escolar descrita em imagens e metáforas de professores

Autores

  • Edvanderson Ramalho dos Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ademir José Rosso Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

A pesquisa pretendeu desvelar as representações sociais de professores sobre a indisciplina, por meio da análise e interpretação das imagens e metáforas evocadas pelos docentes. O referencial que embasa a análise é o diálogo entre a abordagem dimensional das representações sociais de Moscovici e a Epistemologia e Psicologia Genética de Piaget. As imagens foram buscadas em um questionário (n= 273) e por entrevistas (n= 40) e sua análise deu-se mediante interpretação hermenêutica e qualitativa, com auxí­lio do método da análise de conteúdo. A partir das interpretações das metáforas, notou-se que a indisciplina se apresenta aos professores como um dos principais obstáculos pedagógicos da contemporaneidade, causando-lhes desgaste e inquietações. Apesar desse fator comum de estresse no ambiente educacional, constatou-se nos professores investigados a presença de duas representações antagônicas. A primeira, hegemônica e mais compartilhada, é causal, expressando sentimentos de perda, impotência e fracasso, onde os professores procuram culpados e se eximem como corresponsáveis pela indisciplina. Por outro lado, a secundária é relacional e foca a complexidade da indisciplina, por meio da qual se destacam imagens de persistência e esperança, profissionalismo e paixão. Mediante os desafios propostos pela indisciplina, esse grupo de professores vê oportunidades para se recriar, crescer e se reinventar. Nessa perspectiva, a indisciplina é um convite para a revolução da escola para ambientes mais democráticos e cooperativos.

Biografia do Autor

Edvanderson Ramalho dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciado em Geografia. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Educador Social no Centro de Socioeducação de Ponta Grossa, PR. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Formação de Educadores da UEPG.

Ademir José Rosso, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciado em Ciências e Biologia. Doutor em Educação pela UFSC. Professor da Licenciatura de Biologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR. Lí­der do Grupo de Pesquisa Educação e Formação de Educadores.

Publicado

24-07-2014

Como Citar

Santos, E. R. dos, & Rosso, A. J. (2014). A indisciplina escolar descrita em imagens e metáforas de professores. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(24), 213–244. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/755

Edição

Seção

Artigos