Formação docente na contemporaneidade: uma experiência de trabalho em redes de ensino

Autores

  • Juliana de Favere FURB- Universidade Regional de Blumenau
  • Gicele Maria Cervi FURB- Universidade Regional de Blumenau

Resumo

O estudo refere-se à análise de uma experiência de formação docente em uma rede de ensino pública do estado de Santa Catarina/ BR em conjunto com a Universidade Regional de Blumenau - FURB. A organização desta formação foi direcionada com a intenção de ressignificar a proposta curricular da rede, permeando conceitos, preconceitos, conquistas, angústias e conflitos. Buscou-se na formação criar tempos e espaços para os sujeitos pensarem suas práticas, situarem-se nos contextos mais amplos e a partir de diálogos com os outros oportunizar condições de possibilidade de práticas diferenciadas das já existentes. O trabalho teve como sustentação as mudanças desse tempo e em especial a legislação da Educação Brasileira, materializada nas Diretrizes da Educação Básica, bem como, autores como Gatti, Zabala, Moreira, Canário, Alves dentre outros que contribuí­ram para organização do aporte teórico orientador da proposta. Focalizou-se a profissão docente pensando a formação com o entendimento que é um campo de possibilidades, propí­cio a formação de coletivos e de construção de outra estética que compreende as pessoas como "aprendentes" e os professores como sujeitos autônomos. A socialização das reflexões construí­das nos momentos da formação é apresentada em duas seções complementares: enunciam-se as compreensões epistemológicas que orientam a formação e discuti-se a experiência, seus desafios, possibilidades e limites a partir de algumas narrativas. A construção de redes de conhecimento expressa outra cultura sobre ser professor. Espera-se com essa organização que se produzam conhecimentos sobre a formação para outro tempo, um tempo que requer a construção de outra estética e a possibilidade de manter as singularidades.

Biografia do Autor

Juliana de Favere, FURB- Universidade Regional de Blumenau

Departamento de Educação

Gicele Maria Cervi, FURB- Universidade Regional de Blumenau

Departamento de Educação

Publicado

19-08-2015

Como Citar

Favere, J. de, & Cervi, G. M. (2015). Formação docente na contemporaneidade: uma experiência de trabalho em redes de ensino. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(30), 109–129. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/675

Edição

Seção

Artigos