Interfaces entre os instrumentos lúdicos e a brincadeira: um olhar para o ambiente brincante infantil

Autores

  • Raquel Firmino Magalhães Barbosa
  • Cleomar Ferreira Gomes Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

RESUMO: Este estudo se baseia na triangulação entre infância, desenhos animados e Educação e a fim de buscar uma aproximação do ambiente brincante infantil foi preciso enxergar pelas lentes dos próprios atores sociais, que vivem esse tempo à sua maneira. Assim, esse estudo tem como objetivo principal compreender o espaço brincante da criança e suas interações, e partir disso, verificar o que compõem seus momentos lúdicos e identificar suas práticas brincantes. O que motivou a investigação foram as seguintes indagações: qual o espaço ideal para a brincadeira? Quais são os instrumentos lúdicos que fazem parte dela? Como as crianças interagem com essa habilidade simbólica? O que esse lebenswelt da infância pode nos mostrar? Para sustentar o arcabouço teórico, Manoel Sarmento, Gilles Brougí¨re, Gerard Jones, Walter Kohan trazem suas contribuições teóricas para as discussões e reflexões que serão aqui discutidas. A pesquisa foi fundamentada na dimensão qualitativa, do tipo etnográfico, contando com a participação de sete crianças, sendo três meninas e quatro meninos, da rede municipal de ensino de Cuiabá/MT, do último ní­vel da Educação Infantil. A fim de se aproximar da realidade infantil foram realizadas entrevistas com os sujeitos pesquisados no ambiente escolar e analisadas qualitativamente. Como resultado, as crianças mostraram que a interação brincante flutua sobre os aspectos tradicionais, simbólicos e contemporâneos, quando o surreal imiscui no real, de tal forma que as suas vozes e os seus comportamentos dão força a teoria. E também com a criança vivendo nos moldes do presenteí­smo e brincando com o tempo de Aión, sugerindo uma educação do olhar. Palavras-chave: Infância; Brincadeira; Cultura infantil ABSTRACT This study is based on triangulation between childhood, cartoons and Education and in order to get an approximation of the environment playful infant was necessary to see through the lens of social actors themselves, who live this time in their own way. Thus, this study aims to understand the main playful space of the child and their interactions, and from this, check that make your leisure moments and identify their playful practices. What motivated the investigation were the following questions: what is the ideal space for play? What are the educational games that are part of it? As children interact with this ability symbolic? What this lebenswelt childhood can show us? To support the theoretical framework, Manuel Sarmento, Gilles Brougí¨re, Gerard Jones, Walter Kohan bring his theoretical contributions to discussions and reflections that will be discussed here. The research was based on qualitative dimension, ethnographic, with the participation of seven children, three girls and four boys, the municipal schools of Cuiabá / MT, the last level of early childhood education. In order to get closer to reality child interviews were conducted with the subjects studied at school and qualitatively analyzed. As a result, children have shown that the interaction brincante floats on the traditional aspects, symbolic and contemporary, surreal when meddles in real, so that their voices and their behavior give strength theory. And also with the child living in the mold of presenteeism and playing with the time of Aion, suggesting an education of the gaze. Keywords: Children; Play; Culture Child

Biografia do Autor

Raquel Firmino Magalhães Barbosa

Graduação em Licenciatura Plena em Educação Fí­sica e Desportos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), Especialização em Educação Fí­sica Escolar pela Universidade Federal de Lavras (2010) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011). Membro do grupo de pesquisa corporeidade e ludicidade, GPECOL-UFMT (2010 - Atual). Atualmente é Professora-pesquisadora da Universidade de Cuiabá, Professora de Pós-graduação Latu Sensu do Instituto Panamericano de Educação e Faculdade Católica Rainha da Paz. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase em Educação Escolar Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: brincadeiras infantis, infância, imaginário, ludicidade, desenho animado, natação, atletismo, formação de professor, aptidão fí­sica, atividade de academia, artes marciais e personal trainer.

Cleomar Ferreira Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciado em Educação Fí­sica, pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá, Brasil (1986), Especialização em Fundamentação Filosófica da Educação Fí­sica (1986); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá, Brasil (1993); Especialização em Ciências do Jogo pela Université de Paris-Nord, Villetaneuse/Paris, França (1999); Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, Brasil (2001). Pós-doutoramento em sócio-antropologia da educacão pela Universidade Federal Fluminense (2010). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação Fí­sica Escolar, com ênfase na Educação Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar infantil, pesquisa em educação, formação de professores, estudos da corporeidade, com destaque na etologia humana, movimento, violência e em especial aos aspectos da ludicidade como as brincadeiras infantis, a ludicidade escolar, a alegria, o lazer e o ócio.

Publicado

19-08-2015

Como Citar

Barbosa, R. F. M., & Gomes, C. F. (2015). Interfaces entre os instrumentos lúdicos e a brincadeira: um olhar para o ambiente brincante infantil. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(30), 53–74. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/664

Edição

Seção

Artigos