Os discursos acerca de Recursos Educacionais Abertos: este mundo é plano?

Autores

  • Andréia Inamorato dos Santos Open University
  • Giselle Martins dos Santos Ferreira UNESA
  • Mirian Maia do Amaral UNESA

Resumo

O presente artigo propõe a Análise de Discurso Crí­tica (FAIRCLOUGH, 2000) como uma ferramenta para refletir sobre os vários discursos que podem ser identificados acerca de Recursos Educacionais Abertos (REA). O argumento será construí­do a partir do conceito do "mundo plano", uma poderosa metáfora usada por Thomas Friedman em seu famoso livro "The world is flat" (2005). A discussão lança mão de conceitos da Análise de Discurso Crí­tica para explorar materiais compartilhados por iniciativas REA, e investiga em que grau essas iniciativas têm um efeito de "nivelamento" em termos de ampliação da participação e empoderamento de indiví­duos por meio do acesso ao conhecimento.

Biografia do Autor

Andréia Inamorato dos Santos, Open University

Pesquisadora e Consultora nas áreas de recursos educacionais abertos (REA) e tecnologia educacional.

Giselle Martins dos Santos Ferreira, UNESA

Professora Adjunta no PPGE/UNESA e Pesquisadora Visitante na Open University do Reino Unido.

Mirian Maia do Amaral, UNESA

Doutoranda no PPGE/UNESA.

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Publicado

08-08-2013

Como Citar

dos Santos, A. I., Ferreira, G. M. dos S., & do Amaral, M. M. (2013). Os discursos acerca de Recursos Educacionais Abertos: este mundo é plano?. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 10(21), 5–21. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/657

Edição

Seção

Artigos