Narrativas musicais e o Digital Sock: um novo modelo de atuação em educação musical

Autores

  • Slavisa Lamounier Universidade Católica Portuguesa - Escola das Artes e Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes - CITAR
  • Paulo Ferreira-Lopes Universidade Católica Portuguesa - Escola das Artes e Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes - CITAR

Resumo

Este artigo registra os resultados da intervenção prático-pedagógica denominada Narrativas Musicais e o Digital Sock, no qual investigamos a capacidade estimuladora do protótipo instrumental Digital Sock durante a construção de narrativas cênico-musicais, tendo como modelo de atuação, um conjunto de atividades envolvendo os gestos e os sons. Constituí­do por um eixo teórico e outro prático, o modo de agir priorizado durante a intervenção esteve ancorado nos pedagogos da Reforma Educativa Musical, nomeadamente Dalcroze (1920); Orff & Keetman (1954) e Murray Schafer (1977). Com foco na investigação-ação, o eixo prático esteve centrado na criação de narrativas sonoras com o Digital Sock e a reflexão sobre a prática. Os resultados indicaram que um modo de agir centrado na dualidade gesto-som, na improvisação e na ludicidade, tendo como estí­mulo sonoro o Digital Sock e outros artefatos cênicos-musicais, permite a aprendizagem musical; estimula a criatividade e promove a comunicação em processos interativos envolvendo corpo-instrumento-ambiente. Palavras-chave: Digital Sock. Gesto-Som. Educação Musical. Prática Pedagógica. Performance.

Biografia do Autor

Slavisa Lamounier, Universidade Católica Portuguesa - Escola das Artes e Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes - CITAR

COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO, ARTES, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Investigadora em Doutoramento do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes - CITAR, Slavisa Lamounier tem interesse nas áreas de Educação, Artes e Comunicação. Em suas pesquisas tem se dedicado ao estudo do movimento, í  análise dos processos interacionais envolvendo o corpo-instrumento-ambiente e ao desenvolvimento de instrumentos musicais digitais, por meio da tecnologia vestí­vel (wearable technology). O principal foco de sua pesquisa está centrado na análise dos Ciclos Interacionais Artí­sticos (bailarinos e músicos), Pedagógicos (Ensino Musical) e Psicopedagógico (terapias com Perturbação do Espectro do Autismo). No âmbito de sua investigação desenvolveu um instrumento musical Digital - Digital Sock, com controle sonoro realizado pelo movimento dos pés. Frequentemente é solicitada para realizar comunicações e escrever artigos sobre o tema. Atualmente, sua linha de pesquisa está focada na investigação de práticas artí­sticas para a Educação e Inclusão Social. Professora de Dança, Teatro, Dança Criativa e Iniciação Musical (dualidade gesto-som) tem lecionado em vários estabelecimentos de Ensino. Como Consultora Educacional, tem experiência em acompanhamento pedagógico e formação de professores (novas metodologias de ensino). Como Especialista em Educação Especial, tem orientado intervenções psicopedagógicas com crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais. Slavisa Lamounier é também Bailarina, Coreógrafa e Jornalista

Paulo Ferreira-Lopes, Universidade Católica Portuguesa - Escola das Artes e Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes - CITAR

Estudou composição em Lisboa (1988-1991) com Constança Capdeville. Entre 1995 e 1997 estudou composição em Paris com Emmanuel Nunes, Antoine Bonnet e Computer Music com Curtis Roads. Mestre em Composição - Universidade de Paris VIII (1996). Estudos adicionais em composição com Karlheinz Stockhausen na "Internationale Ferienkurse fí¼r Neue Musik" Darmstadt. Doutor em Música de Computador - Universidade de Paris VIII (2004) sob orientação de Horacio Vaggione. Fundador e Diretor dos Workshops de Verão - olhAres de Outono na Universidade Católica Portuguesa (2000). Fundador e Diretor do Centro de Pesquisa em Ciência e Tecnologia em Arte CITAR (2004-2007). Professor da Universidade Católica Portuguesa desde 2000. Director do Departamento de Música - Universidade Católica Portuguesa (2010-2013). Professor convidado na Karlsruhe Music University.

Downloads

Publicado

08-10-2019

Como Citar

Lamounier, S., & Ferreira-Lopes, P. (2019). Narrativas musicais e o Digital Sock: um novo modelo de atuação em educação musical. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(49), 355–391. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6347

Edição

Seção

Artigos