Narrativas musicais e o Digital Sock: um novo modelo de atuação em educação musical
Resumo
Este artigo registra os resultados da intervenção prático-pedagógica denominada Narrativas Musicais e o Digital Sock, no qual investigamos a capacidade estimuladora do protótipo instrumental Digital Sock durante a construção de narrativas cênico-musicais, tendo como modelo de atuação, um conjunto de atividades envolvendo os gestos e os sons. Constituído por um eixo teórico e outro prático, o modo de agir priorizado durante a intervenção esteve ancorado nos pedagogos da Reforma Educativa Musical, nomeadamente Dalcroze (1920); Orff & Keetman (1954) e Murray Schafer (1977). Com foco na investigação-ação, o eixo prático esteve centrado na criação de narrativas sonoras com o Digital Sock e a reflexão sobre a prática. Os resultados indicaram que um modo de agir centrado na dualidade gesto-som, na improvisação e na ludicidade, tendo como estímulo sonoro o Digital Sock e outros artefatos cênicos-musicais, permite a aprendizagem musical; estimula a criatividade e promove a comunicação em processos interativos envolvendo corpo-instrumento-ambiente. Palavras-chave: Digital Sock. Gesto-Som. Educação Musical. Prática Pedagógica. Performance.Downloads
Publicado
08-10-2019
Como Citar
Lamounier, S., & Ferreira-Lopes, P. (2019). Narrativas musicais e o Digital Sock: um novo modelo de atuação em educação musical. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(49), 355–391. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6347
Edição
Seção
Artigos