Organização de turmas: uma prática de gestão escolar em busca de uma escola eficaz
Resumo
RESUMO O objetivo principal do artigo é investigar como as políticas escolares de composição de turmas e a gestão escolar influenciam na promoção da eficácia e da equidade escolar. Como desdobramento deste objetivo principal, temos os seguintes objetivos específicos: (i.) Identificar e caracterizar os critérios utilizados na composição das turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas municipais cariocas (2005-2008); e, (ii.) Analisar as políticas escolares de composição de turmas, em duas escolas municipais participantes do Geres, sobre os resultados escolares dos alunos (estudos de casos). Para além dos objetivos apontados, a importância deste tipo de pesquisa é de duas ordens: para as políticas educacionais, propõe o desafio para professores e gestores de implementação de estratégias de enturmação promotoras de equidade, uma vez que os alunos que frequentam turmas de baixo desempenho tipicamente aprendem menos; e, para a pesquisa educacional, põe em relevo a necessidade de mais pesquisas que produzam conhecimento sobre a organização de turmas a partir de dados de avaliações em larga escala, como insumo para políticas educacionais baseadas em evidências. PALAVRAS-CHAVE: Organização de turmas, desempenho escolar, estratificação educacional, gestão escolar, escolas eficazes. Organization of classes: a school management practice in search of an effective school ABSTRACT The main purpose of this paper is to investigate how school policies of classes composition and school management influence in promoting school effectiveness and equity. As an extension of this main goal, we have the following specific objectives: (i.) identify and describe the criteria used in the composition of the classes of the early years of elementary school in Rio de Janeiro public schools (2005-2008), and (ii.) Review school policies composition classes in two public schools participating in the Geres on the educational achievement of students (case studies). Apart from the mentioned goals, the importance of this type of research is: to educational policies, proposes the challenge for teachers and administrators to implement classes composition strategies promoting fairness, since students who attend classes underperforming typically learn less, and, for educational research, highlights the need for more research that produces knowledge about the organization of classes from data of large-scale assessments, as input for evidence-based education policy. KEYWORDS: Organization of classes, school performance, educational stratification, school management, effective schools.Downloads
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