Explorando tarefas com tecnologias digitais para o ensino de fenômenos periódicos: quando o movimento fictivo se torna factível
Resumo
Este artigo explora a elaboração de tarefas utilizando tecnologias digitais desenvolvidas para computador, calculadoras gráficas e sensores de movimento com alunos do ensino médio. As tarefas foram desenvolvidas para a interpretação e a elaboração de gráficos cartesianos, que representem fenômenos periódicos. Apresentamos uma breve, porém, crítica revisão bibliográfica sobre o ensino e a aprendizagem de trigonometria, seguida de nossa opção teórica, a Teoria da Cognição Corporificada. Exibimos três exemplos: A Roda Gigante; A justaposição de gráficos utilizando calculadoras e sensores; e dois aplicativos e suas relações com a teoria adotada. Palavras Chave: Elaboração de Tarefas. Tecnologia digital. Educação Matemática. Teoria da Cognição Corporificada. Exploring tasks with digital technologies designed for teaching periodical phenomena: when a fictive movement becomes actual movement Abstract This paper explores the design of tasks using digital technologies for computers, graphic calculators and movement sensors. The tasks were developed for teaching how to interpret and elaborate Cartesian graphics that represent periodical phenomena. We present a brief but critical literature review about teaching and learning trigonometry, followed by our theoretical choice, the Embodied Cognition. We show three examples of tasks: The Ferris wheel; juxtaposing graphs using calculators and sensors; and two applets and we discuss them in light of the chosen theory. Key words: Task Design. Digital technologies. Mathematics Education. Embodied Cogni-tion.Downloads
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