Explorando tarefas com tecnologias digitais para o ensino de fenômenos periódicos: quando o movimento fictivo se torna factí­vel

Autores

  • Janete Bolite-Frant UNIBAN
  • Wellerson Quintaneiro da Silva UNIBAN
  • Arthur B. Powell Rutgers University

Resumo

Este artigo explora a elaboração de tarefas utilizando tecnologias digitais desenvolvidas para computador, calculadoras gráficas e sensores de movimento com alunos do ensino médio. As tarefas foram desenvolvidas para a interpretação e a elaboração de gráficos cartesianos, que representem fenômenos periódicos. Apresentamos uma breve, porém, crí­tica revisão bibliográfica sobre o ensino e a aprendizagem de trigonometria, seguida de nossa opção teórica, a Teoria da Cognição Corporificada. Exibimos três exemplos: A Roda Gigante; A justaposição de gráficos utilizando calculadoras e sensores; e dois aplicativos e suas relações com a teoria adotada. Palavras Chave: Elaboração de Tarefas. Tecnologia digital. Educação Matemática. Teoria da Cognição Corporificada. Exploring tasks with digital technologies designed for teaching periodical phenomena: when a fictive movement becomes actual movement Abstract This paper explores the design of tasks using digital technologies for computers, graphic calculators and movement sensors. The tasks were developed for teaching how to interpret and elaborate Cartesian graphics that represent periodical phenomena. We present a brief but critical literature review about teaching and learning trigonometry, followed by our theoretical choice, the Embodied Cognition. We show three examples of tasks: The Ferris wheel; juxtaposing graphs using calculators and sensors; and two applets and we discuss them in light of the chosen theory. Key words: Task Design. Digital technologies. Mathematics Education. Embodied Cogni-tion.

Biografia do Autor

Janete Bolite-Frant, UNIBAN

Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNIBAN

Wellerson Quintaneiro da Silva, UNIBAN

Educação Matemática

Arthur B. Powell, Rutgers University

Educação Matemática

Downloads

Publicado

16-05-2013

Como Citar

Bolite-Frant, J., Silva, W. Q. da, & Powell, A. B. (2013). Explorando tarefas com tecnologias digitais para o ensino de fenômenos periódicos: quando o movimento fictivo se torna factí­vel. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 10(20). Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/611

Edição

Seção

Artigos