Multiculturalismo e Agir Comunicativo: o diálogo intercultural como alternativa à crise da racionalidade

Autores

  • Rodrigo Avila Colla Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Resumo

O presente artigo contextualiza brevemente a multiplicidade interpretativa do tempo pós-moderno. Aponta, num segundo momento, para as discussões em torno de uma possí­vel crise da racionalidade no âmbito da ciência. Sugere o diálogo entre diferentes culturas como uma alternativa interessante para contornar a crise mencionada e considera a Educação como o campo que pode atuar na linha de frente dessa mudança de postura. Mapeia a noção de multiculturalismo sob o ponto de vista dos Estudos Culturais buscando demonstrar suas derivações enquanto movimento de inclusão cultural. Por meio de uma revisão bibliográfica, busca tecer uma postura multicultural que contribua com o diálogo intercultural, denominada no texto como multiculturalismo comunicativo. Respalda-se em autores como Nadja Hermann (2005), Charles Taylor (1993), Jí¼rgen Habermas (1996, 2004, 2006), Wolfgang Welsch (2007) e Hans-Georg Gadamer (1999). Dentre os conceitos que contribuem na forja do argumento estão a noção de horizonte interpretativo de Gadamer, a proposição de uma fusão desses horizontes empreendida por Taylor e a busca por uma racionalidade comunicativa tão exaustivamente trabalhada por Habermas. Por fim, sugere que essa noção de multiculturalismo pode transcender a simples condição de vertente polí­tica e filosófica de inclusão, ascendendo ao patamar de possí­vel parâmetro inicial para uma racionalidade comunicativa multicultural que contribua com a legitimação e valoração das diferentes culturas, servindo, além disso, como racionalidade alternativa no que tange ao conhecimento.

Biografia do Autor

Rodrigo Avila Colla, Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Pedagogia da Arte pela UFRGS. Mestre em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutorando em Educação da PUCRS. Bolsista de doutorado da CAPES.

Publicado

01-06-2015

Como Citar

Avila Colla, R. (2015). Multiculturalismo e Agir Comunicativo: o diálogo intercultural como alternativa à crise da racionalidade. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 12(29), 241–264. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/601

Edição

Seção

Artigos