Ferramenta para apoio à elaboração de planos de aula atendendo critérios de acessibilidade

Autores

  • Cristiani de Oliveira Dias Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eliseo Reategui Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Liliana Maria Passerino Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ricardo Radaelli Meira Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para auxiliar o professor na criação de planos de aula que atendam critérios de acessibilidade. A pesquisa teve como foco a inclusão no ensino superior, a qual tem complexidades e dinâmicas próprias que se diferenciam das outras etapas de ensino. O projeto envolveu o desenvolvimento de um ambiente para edição de planos de aula com um sistema de recomendação capaz de sugerir conteúdos disponí­veis na Web. O ambiente de edição de planos de aula teve a ele integrado um verificador de acessibilidade para que os materiais pudessem contemplar critérios de acessibilidade recomendados pela W3C. Participaram da pesquisa, quali-quantitativa, 20 professores do ensino superior e tecnológico, de diferentes instituições brasileiras e argentinas. Concluiu-se que a ferramenta desenvolvida pôde apoiar os professores na elaboração de planos de aula, por meio da recomendação e verificação da acessibilidade dos conteúdos criados/selecionados para os alunos. Palavras-chave: Acessibilidade da informação. Educação inclusiva. Ensino superior. Planos de aula.

Downloads

Publicado

08-10-2019

Como Citar

Dias, C. de O., Reategui, E., Passerino, L. M., & Meira, R. R. (2019). Ferramenta para apoio à elaboração de planos de aula atendendo critérios de acessibilidade. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(49), 104–126. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5821

Edição

Seção

Artigos