Reflexões sobre a concepção de tecnologia nas políticas educacionais brasileiras: o caso da Bahia
Resumo
O presente artigo busca sintetizar reflexões acerca da concepção de tecnologia e de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que perpassa as políticas públicas de TIC e Educação no Brasil. Inicia problematizando as tecnologias, na busca por uma concepção não-instrumental das TIC em contraponto à concepção de Tecnologia Educacional. Em seguida é analisado como a tecnologia é abordada em documentos que servem de base para as políticas públicas brasileiras, entre os quais foram selecionados para o estudo a LDB 9394/96, os PCNs e o Livro Verde Sociedade da Informação no Brasil. O recorte é direcionado para o caso da Bahia, onde tais políticas adquirem aspectos da administração pública baiana, marcada pelas relações de poder locais, o que traz algumas distorções significativas às mesmas. Foram utilizados como fontes de informação os documentos relativos às políticas públicas nacional e estadual e entrevistas com os sujeitos que atuam na concretização de tais políticas no contexto da escola pública: multiplicadores e coordenadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE), professores. Na conclusão, é reafirmada a importância da re-significação das TIC nas políticas públicas nacional e locais, numa perspectiva que resgate alunos e professores como sujeitos ativos da articulação Tecnologia e Educação. Palavras-chave: Tecnologias. Tecnologia da Informação e Comunicação. Tecnologia educacional. Políticas públicas de TIC. Educação na Bahia.Downloads
Publicado
23-08-2018
Como Citar
Lima Jr., A. S. de, & Passos, M. S. C. (2018). Reflexões sobre a concepção de tecnologia nas políticas educacionais brasileiras: o caso da Bahia. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 4(7), 75–92. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5498
Edição
Seção
Artigos