Crianças e pesquisa: da investigação à formação e participação política
Resumo
O artigo tem como objetivo apresentar a experiência metodológica em que crianças da cidade de Maringá-PR deram suas opiniões e sugestões para o município. Propusemo-nos a partilhar uma metodologia investigativa com crianças, tendo em vista a utilização das opiniões infantis como fontes valiosas de pesquisa, mas também com o intuito de promover í quelas conhecimentos significativos para sua formação e participação política. Fundamentamo-nos em autores que criticam a injustiça e a desigualdade social, preocupam-se com a intervenção na atualidade, são favoráveis às iniciativas locais (FREIRE, 1975; BAUMAN, 1989; SANTOS, 1996) e, ademais, entendem a criança como um sujeito de direitos (MíÅ“LLER, 1996; SARMENTO, 2005). A experiência metodológica foi realizada com 21 crianças, dez de uma escola estadual e onze de uma particular, na faixa etária de dez a quinze anos, de ambos os sexos. Fizemos três encontros com os dois grupos, um de cada escola, com uso da técnica do grupo focal, visando conhecer o que pensam e querem as crianças para a cidade. Além destes, realizamos um encontro em cada escola para a devolução dos resultados da pesquisa às crianças e autoridades do município, com a finalidade de apresentar aos responsáveis por elas as propostas que as mesmas têm para o lugar em que vivem. Espera-se que a prática e reflexões apresentadas neste artigo possam oferecer aos pesquisadores e demais profissionais envolvidos com a infância subsídios para a ampliação da produção de conhecimento com as "vozes" das crianças, como também para a intervenção prática na realidade para e com elas. Palavras-chave: Crianças; Metodologia; Formação política; Participação infantil.Downloads
Publicado
04-03-2015
Como Citar
Arruda, F. M., & M¼ller, V. R. (2015). Crianças e pesquisa: da investigação à formação e participação política. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 12(29), 127–159. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/549
Edição
Seção
Artigos