Igualdade racial na educação: o necessário debate da aplicação da Lei Federal n. 10.639/2003 à luz dos direitos humanos

Autores

  • Denise Maria Soares Lima Universidade Católica de Brasí­lia
  • Carlos ‚ngelo de Meneses Sousa UCB

Resumo

Com o objetivo de contribuir para a consolidação de uma cultura em direitos humanos nas escolas, particularmente voltado para a discussão do direito à igualdade racial, este artigo apresenta os resultados de pesquisa qualitativa e quantitativa realizada na rede pública do Distrito Federal sob a aplicação da Lei 10.639/2003. Trata-se de polí­tica pública educacional, que implementou o ensino de História e Cultura Afro-brasileira em estabelecimentos públicos e particulares, cujo escopo é combater as desigualdades raciais presentes no cotidiano escolar. As abordagens aqui consideradas são resultantes de questionário e entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras e professores que atuam em turmas do ensino médio. Os resultados apontaram para a importância da educação para as relações étnico-raciais, demonstrando que a Lei é um tema que diz respeito a todas e a todos, não apenas aos grupos racialmente discriminados

Biografia do Autor

Denise Maria Soares Lima, Universidade Católica de Brasí­lia

Professora, advogada, mestre e doutoranda em Educação da Universidade Católica de Brasí­lia/ DF. Pesquisadora da Cátedra UNESCO da mesma Universidade.

Carlos ‚ngelo de Meneses Sousa, UCB

Doutor em Sociologia. Professor do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação da Universidade Católica de Brasí­lia/ DF e pesquisador associado da Cátedra UNESCO da mesma Universidade

Publicado

05-03-2015

Como Citar

Lima, D. M. . S., & Sousa, C. ‚ngelo de M. (2015). Igualdade racial na educação: o necessário debate da aplicação da Lei Federal n. 10.639/2003 à luz dos direitos humanos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 12(29), 109–126. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/523

Edição

Seção

Artigos