As neurociências e a leitura: proposta Scliar de alfabetização

Autores

  • Lidiomar José Mascarello UFSC

Resumo

este artigo tem por objetivo apresentar resultados da pesquisa sobre a aplicação da Proposta Scliar de Alfabetização realizada em uma escola de Florianópolis. Com o objetivo de contribuir para a redução do analfabetismo e do analfabetismo funcional a pesquisadora Dra. Leonor Scliar-Cabral e equipe desenvolveram um projeto denominado Ler & Ser, e, a partir deste projeto foi desenvolvida uma proposta de alfabetização. O Método Scliar de Alfabetização é subsidiado por material elaborado especificamente para este fim que se compõe do Guia para o Professor e da Cartilha Vivi. A Proposta Scliar de Alfabetização tem como base epistemológica as neurociências. Graças aos estudos e reflexões das neurociências, hoje podemos visualizar de maneira mais clara e menos sequencial, quais circuitos cerebrais estão envolvidos no ato da leitura. Nosso aporte teórico (SCLIAR-CABRAL, 2009a; 2009b; DEHAENE, 2012; ZORZI, 2009), centrado no campo da Psicolinguí­stica, prioriza, sobretudo, os conceitos voltados para a realidade psicológica das invariâncias dos traços que constituem as letras e os fonemas e a noção de arquitetura neuronal. São analisadas as principais dificuldades enfrentadas pelo alfabetizando durante o processo de aprendizagem de leitura e escrita. Com a aplicação da proposta conseguimos alfabetizar com eficiência 80% das crianças que participaram da referida pesquisa.

Biografia do Autor

Lidiomar José Mascarello, UFSC

DOUTORANDO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. BOLSISTA DA CAPES.

Publicado

26-10-2014

Como Citar

Mascarello, L. J. (2014). As neurociências e a leitura: proposta Scliar de alfabetização. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 12(27), 81–104. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/518

Edição

Seção

Artigos