Formação continuada na educação infantil: indicadores da produção acadêmica no Espírito Santo
Resumo
Este estudo objetiva analisar as produções acadêmicas que circunscrevem as experiências de formação continuada realizadas na Educação Infantil. Selecionado o contexto capixaba, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos bakhtinianos, empreendeu-se pesquisa bibliográfica, reunindo dissertações e teses integrantes do banco de dados do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Com o levantamento das pesquisas, buscou-se caracterizar os trabalhos, compreender as concepções de formação e, especialmente, analisar as dinâmicas de formação continuada. Os resultados indicam, no que se refere à caracterização dos estudos, o desenvolvimento de configurações próprias a cada pesquisa, com a maior parte das propostas sendo realizadas em instituições de Educação Infantil, envolvendo docentes. Sobre as concepções de formação adotadas, a escolha dos referenciais evidencia, por caminhos distintos, a importância da formação continuada como subsídio às práticas pedagógicas. Concernente às dinâmicas, as atividades formativas se configuram em grande parte como grupo de estudos, palestras, seminários, cursos, oficinas e capacitações, organizados principalmente pelas Secretarias Municipais de Educação ou pelas próprias instituições, instando o debate sobre a participação dos professores nos processos de elaboração e de gestão da formação continuada. No reconhecimento de diferentes estratégias de encaminhar os processos de formação, a análise do conjunto de dados indica a reiteração da necessidade de intensificar investimentos em ações formativas, compreendidas como meio de qualificação do trabalho educativo. Palavras-chave: Educação Infantil. Formação Continuada. Produção Acadêmica.Downloads
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