Formação continuada na educação infantil: indicadores da produção acadêmica no Espírito Santo
Resumo
Este estudo objetiva analisar as produções acadêmicas que circunscrevem as experiências de formação continuada realizadas na Educação Infantil. Selecionado o contexto capixaba, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos bakhtinianos, empreendeu-se pesquisa bibliográfica, reunindo dissertações e teses integrantes do banco de dados do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Com o levantamento das pesquisas, buscou-se caracterizar os trabalhos, compreender as concepções de formação e, especialmente, analisar as dinâmicas de formação continuada. Os resultados indicam, no que se refere à caracterização dos estudos, o desenvolvimento de configurações próprias a cada pesquisa, com a maior parte das propostas sendo realizadas em instituições de Educação Infantil, envolvendo docentes. Sobre as concepções de formação adotadas, a escolha dos referenciais evidencia, por caminhos distintos, a importância da formação continuada como subsídio às práticas pedagógicas. Concernente às dinâmicas, as atividades formativas se configuram em grande parte como grupo de estudos, palestras, seminários, cursos, oficinas e capacitações, organizados principalmente pelas Secretarias Municipais de Educação ou pelas próprias instituições, instando o debate sobre a participação dos professores nos processos de elaboração e de gestão da formação continuada. No reconhecimento de diferentes estratégias de encaminhar os processos de formação, a análise do conjunto de dados indica a reiteração da necessidade de intensificar investimentos em ações formativas, compreendidas como meio de qualificação do trabalho educativo. Palavras-chave: Educação Infantil. Formação Continuada. Produção Acadêmica.Downloads
Publicado
06-02-2020
Como Citar
Soares, L. C., & Côco, V. (2020). Formação continuada na educação infantil: indicadores da produção acadêmica no Espírito Santo. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(49), 276–306. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5143
Edição
Seção
Artigos