Formação continuada na educação infantil: indicadores da produção acadêmica no Espí­rito Santo

Autores

  • Leticia Cavassana Soares Instituto Federal do Espí­rito Santo - Campus Aracruz.
  • Valdete Côco Universidade Federal do Espí­rito Santo

Resumo

Este estudo objetiva analisar as produções acadêmicas que circunscrevem as experiências de formação continuada realizadas na Educação Infantil. Selecionado o contexto capixaba, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos bakhtinianos, empreendeu-se pesquisa bibliográfica, reunindo dissertações e teses integrantes do banco de dados do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espí­rito Santo. Com o levantamento das pesquisas, buscou-se caracterizar os trabalhos, compreender as concepções de formação e, especialmente, analisar as dinâmicas de formação continuada. Os resultados indicam, no que se refere à caracterização dos estudos, o desenvolvimento de configurações próprias a cada pesquisa, com a maior parte das propostas sendo realizadas em instituições de Educação Infantil, envolvendo docentes. Sobre as concepções de formação adotadas, a escolha dos referenciais evidencia, por caminhos distintos, a importância da formação continuada como subsí­dio às práticas pedagógicas. Concernente às dinâmicas, as atividades formativas se configuram em grande parte como grupo de estudos, palestras, seminários, cursos, oficinas e capacitações, organizados principalmente pelas Secretarias Municipais de Educação ou pelas próprias instituições, instando o debate sobre a participação dos professores nos processos de elaboração e de gestão da formação continuada. No reconhecimento de diferentes estratégias de encaminhar os processos de formação, a análise do conjunto de dados indica a reiteração da necessidade de intensificar investimentos em ações formativas, compreendidas como meio de qualificação do trabalho educativo. Palavras-chave: Educação Infantil. Formação Continuada. Produção Acadêmica.

Biografia do Autor

Leticia Cavassana Soares, Instituto Federal do Espí­rito Santo - Campus Aracruz.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espí­rito Santo (UFES). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espí­rito Santo (UFES). Integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE). Pedagoga no Instituto Federal do Espí­rito Santo - Campus Aracruz.

Valdete Côco, Universidade Federal do Espí­rito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora no Departamento de Linguagens Cultura e Educação (DLCE) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espí­rito Santo (UFES). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE). Tutora do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes: Projeto Educação (PET EDU).

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Publicado

06-02-2020

Como Citar

Soares, L. C., & Côco, V. (2020). Formação continuada na educação infantil: indicadores da produção acadêmica no Espí­rito Santo. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(49), 276–306. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5143

Edição

Seção

Artigos