Educação popular voluntária: representações sociais orientando ações educativas no Movimento de Luta por Moradia (MLM) de Salvador, Bahia
Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar as Representações Sociais (RS) sobre Educação Popular, a fim de orientar propostas de ações educativas voltadas para o Movimento de Luta por Moradia (MLM) de Salvador. O trabalho apresenta uma abordagem qualitativa e exploratória e referenciou-se à Teoria das Representações Sociais (TRS), como suporte teórico-metodológico, pautando-se no conteúdo representacional evidenciado pelo "pensar" e "agir" dos Sem-teto, bem como nas bases conceituais de Paulo Freire para a Educação Popular. Identificou-se a possibilidade de ampliar o conceito de Educação Popular, partindo da articulação como a prática do voluntariado, para uma Educação Popular voluntária que se baseia em ações promotoras de interação social e produção de conhecimentos em uma dinâmica bidirecional. Palavras-chave: Educação Popular. Movimento Social. Educação Popular Voluntária. Teoria das Representações Sociais.Downloads
Publicado
05-02-2020
Como Citar
Bomfim, N. R., & Siqueira, N. R. de. (2020). Educação popular voluntária: representações sociais orientando ações educativas no Movimento de Luta por Moradia (MLM) de Salvador, Bahia. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(49), 38–64. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5099
Edição
Seção
Artigos