Experimentar modos outros de habitar a escola: arte e filosofia na pesquisa em educação

Autores

  • Daniel Bruno Momoli Universidade Alto Vale do Rio do Peixe e Faculdade Senac
  • Luciana Gruppelli Loponte Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Certa vez o filósofo Michel Foucault escreveu por que haverí­amos de escrever se não para transformar o próprio pensamento. Principiados por este questionamento apresentamos neste texto um conjunto de pesquisas realizadas no campo da educação a partir de noções e conceitos advindos da aproximação de outros dois campos de saber, a arte e a filosofia. Com estes movimentos, temos experimentado formas de habitar a escola como um gesto polí­tico de fazer a escola se pensar por dentro dela mesma. Sem a pretensão de colocar em visibilidade uma suposta essência ou "a realidade da escola", mas de buscar princí­pios éticos de ação que configuram o que é identificado no pensamento foucaultiano como "uma estética da existência". Desse modo, pensamos em uma ética, ou em um modo de conduzir a si mesmo enquanto estudantes, docentes e pesquisadores do campo da educação. Uma atitude que se assume diante das questões que são pertinentes ao nosso próprio tempo. Com isso não buscamos forjar um modelo ou apresentar uma abordagem especí­fica de trabalho, mas, de tornar público a maneira como um grupo de pesquisa tem se movimentado de distintas maneiras ao operar com conceitos e práticas especificas de investigação que se afastam de tarefas prescritivas e rí­gidas, afim de liberar espaço para modos artí­sticos de pesquisar em educação. Palavras-chave: Pesquisa. Educação. Arte. Ética. Estética

Biografia do Autor

Daniel Bruno Momoli, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe e Faculdade Senac

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Educação Interdisciplinar pelo Instituo de Desenvolvimento do Alto Uruguai. Graduado em Licenciatura em Artes com Habilitação de Artes Plásticas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. É membro do Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia (GPAP-MACKENZIE) e Arteversa - grupo de estudo em arte e docência (UFRGS).

Luciana Gruppelli Loponte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela UFRGS. Mestra em Educação pela UNICAMP. Graduada em Educação Artí­stica pela UFPEl. Foi uma das responsaveis pela criação do GT Educação e Arte na ANPEd e foi Vice-Presidente da FAEB no biênio 2006-2007. É lí­der do ArteVersa - Grupo de pesquisa em arte e docência.

Publicado

14-05-2018

Como Citar

Momoli, D. B., & Loponte, L. G. (2018). Experimentar modos outros de habitar a escola: arte e filosofia na pesquisa em educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(39), 215–237. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4741

Edição

Seção

Artigos